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6 Tendências do Marketing Digital que Irá Transformar 2017
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Ao longo do ano as tendências do Marketing Digital se revelam mais fortes. Um novo Marketing surgiu. Novas estratégias, novos adeptos e maneiras de medir através das métricas todos os dados e seus resultados é a diferença do Marketing tradicional. Mas não quer dizer que o tradicional morreu.

E sim, evoluiu.

Ainda há empreendedores, empresas e pessoas que estão começando no Marketing Digital, uma incerteza de que esse marketing realmente dá certo.

A Target é uma das empresas varejistas mais conceituadas dos Estados Unidos. Um dos diferenciais da empresa é a busca pela coleta de dados. A partir disso, eles conseguem saber os hábitos dos consumidores e assim podem prever os produtos que eles terão interesse nos próximos meses.

Se um cliente compra uma caixa de cereal matinal, mas não compra o leite na Target é porque provavelmente está comprando em outro local.

O que a empresa faz? Envia um cupom de desconto para a compra de leite para esse consumidor.

Esse exemplo nos mostra uma forte tendência do marketing digital. E cada vez mais as publicidades serão personalizadas.

Continue lendo este artigo para se surpreender com as tendências do marketing digital para 2017.

  • 5 estatísticas incríveis do Marketing Digital
  • Porque investir em Marketing Digital
  • 6 Principais Tendências do Marketing Digital para 2017
  • Uma ferramenta muito utilizada para gerar mais cliques

5 estatísticas incríveis do Marketing Digital

Segundo um levantamento de dados pela WebDam e publicado pela Indiga vou te mostrar 5 dados sobre Marketing Digital que você deve conhecer.

 1: Investimentos em Mídias Digitais alcançarão níveis astronômicos

Os investimentos em mídias digitais irão representar nada menos do que 15 bilhões de reais investidos até 2019! Irá dobrar o número de investimentos.

Só em 2014, segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau) os investimentos chegaram na casa dos 7 bilhões de reais. Isso 25% a mais do que em 2013.

2: O Inbound Marketing gera mais leads

O inbound marketing gera 54% mais leads que o Outbound Marketing.

O inbound marketing atrai clientes e consumidores pelo interesse deles em determinado assunto. Ao contrário do Outbound marketing, marketing de saída, que fazem muitas promoções e não foca em se relacionar com o cliente de maneria mais personalizada.

Por isso que o Inbound Marketing está ganhando destaque. Ele permite que blogueiros, empreendedores, donos de empresas apostem um relacionamento e tratamento mais personalizado com a sua audiência.

3: Publicidade pela Internet

Não sei você, mas para mim faz tempo que pedir para a gráfica imprimir uma quantidade massiva de panfletos para distribuir, não é mais eficaz do que se investir em publicidade diretamente para seu público alvo, na internet.

Essa publicidade aos poucos vem ganhando importância nas estratégias de marketing digital.

Só em 2015 a publicidade online foi responsável por 25% de todo o investimento em publicidade das empresas. Por mais gigante que seja esses dados, ainda há tendência de crescimento.

4: Links Patrocinados ganhando mais destaque

Ainda segundo os dados da WebDam, há muitos planos no marketing digital para este ano e 72% deles pensam em acrescentar no orçamento links patrocinados, em especial os PPCs, ou custo por clique.

Os links patrocinados são aqueles links em destaque que aparecem geralmente ao lado direito da tela e nos primeiros resultados quando fazemos uma busca. Os tipos de links podem ser:

  • CTR: Taxa de Clique (Click Through Rate) basicamente é a porcentagem de pessoas que clicaram num determinado anúncio e ele foi exibido, através de buscas por palavras-chave.
  • CPC: Custo por clique, maneira comumente utilizada pelo Google AdWords para cobrar a exibição de anúncios de links patrocinados.
  • CPA: Custo por Aquisição é muito utilizado por empreendedores digitais e a mais rentável. Você só tem custo para quem produz e lucro para quem promove, quando a pessoa efetua uma compra, geralmente, através do link promovido.
  • Conversão: Quando uma pessoa clica em um desses anúncios se espera um tipo de ação da parte  dela. Como uma compra, fazer um cadastro, a visualização de um vídeo. Irá depender do foco do marketing.

 

5: E-mail Marketing crescendo cada vez mais

O e-mail marketing hoje, sendo bem trabalhado com técnicas de engajamento e inserindo conteúdo personalizado para seus leitores, é a principal estratégia de marketing digital.

Somente com esta estratégia é possível ter mais vendas, compartilhamentos e relacionamento com seu público independente do segmento que você trabalha.

Quer saber por quê?

Somente porque os e-mails marketing que tem botões de compartilhamento para as redes sociais aumentam a taxa de cliques em 158%.

Já está preparando sua estratégia em Marketing Digital?

Segundo uma pesquisa da Rock Content com 1140 agências que prestam serviços em Marketing Digital, cerca de 52% afirma que os clientes se fidelizam mais a agência por esse motivo.

64% disseram que melhoraram ou elevavam muito os seus ganhos financeiros em média acima de R$ 120.000 por ano, sendo 15,6% acima de R$ 1.000.000 por ano.

 Saiba porque você deve investir em Marketing Digital

Como você já deve ter visto aqui no blog, que é possível investir em marketing digital com pouco dinheiro. Quem tem um orçamento limitado para investimentos consegue trabalhar em casa em basicamente qualquer segmento.

E por causa disso, muitos empreendedores, empresários e microempresas podem hoje ter as mesmas oportunidades de negócio que uma grande empresa.

Isso ocorre por que é você quem define quanto vai gastar. Se você quiser investir 10 reais por dia no Facebook Ads, por exemplo, você pode e ainda consegue saber se teve retorno, quantos acessos e todos os dados que precisa para reformular a campanha.

Também é possível criar estratégias de marketing digital que não envolva publicidade paga. Para isso você vai ter que trabalhar através do trafego orgânico.

Além disso, você pode se cadastrar para receber aulas grátis de marketing digital avançado   e artigos gratuitos que podem te ensinar o básico sobre marketing digital e otimização de buscas para sites e blogs. Portanto, você pode investir na internet mesmo não tendo dinheiro e sem muito conhecimento.

Mas não se engane. É preciso estudar seu nicho de mercado ou segmento, estar envolvido com os principais blogs e principais profissionais, os top players do mercado, para não ficar de fora. Assim alcançar mais autoridade no que faz.

6 Principais Tendências do Marketing Digital para 2017

Falando nos finalmentes e sobre o que já era tendência em 2016 continua forte este ano.  Vamos as principais tendências.

#1 Conteúdo Interativo

A Revista Forbes publicou uma matéria falando sobre as principais tendências do marketing em 2017. Uma das apostas da revista é para os conteúdos interativos.

Há basicamente dois tipos de conteúdo:

  1. aquele que você pode consumir
  2. aquele que você pode interagir.

O conteúdo segundo tem uma propensão muito maior a trazer resultados.

Antigamente você assistia um comercial na TV e não podia dizer o que achava daquele produto, emitir sua opinião ou mesmo contar uma piada a respeito do tema. Hoje você pode, e as empresas que percebem isso começam a criar conteúdo para que essa interação aconteça.

Um grande exemplo disso são os quiz que o BuzzFeed costuma publicar.  Coisas do tipo: “Que ator de determinada série você seria?”

Esse tipo de conteúdo ganha cada vez mais força e se mostra uma tendência para o marketing digital em 2017.

#2 Fazer Lives está em alta!

Se você tem instagram, e quem não deve ter, já percebeu que alguns usuários estão realizando bastante Lives.

Assim como no YouTube. O conteúdo ao vivo continua sendo tendência do marketing digital. Se em 2016 a funcionalidade fez sucesso no Facebook, neste ano o Instagram se destaca pela possibilidade de lives presente no Stories do Instagram.  As transmissões ao vivo se tornarão ainda mais frequente.

A possibilidade de você responder ao vivo sua audiência é um grande ativo e deve ser aproveitado.

#3 Conteúdo para Celulares

É difícil dizer que produzir conteúdo para celular ainda seja uma novidade. No entanto, a prática cresce a cada ano.

O tráfego online é cada vez mais gerado através de dispositivos moveis e quem planeja estratégias de marketing digital ter um conteúdo para mobile e um site responsivo, hoje não é mais opcional, é uma obrigação.

Segundo uma pesquisa de 2015 feita pela comScore cerca de 95% dos Brasileiros usam exclusivamente o celular para navegar na internet. Para quem acompanha o crescimento da internet isso não é novidade. É só ver o crescimento da banda larga móvel no país.

Isso significa em 2015 o uso de celular para acessar a internet ultrapassou a marca de 72 milhões, um aumento de 23,5% em relação ao ano anterior. 

Há algum tempo atrás os conteúdos eram pensados para desktops e readequados para o mobile, hoje, o processo precisa ser ao contrário. Ainda há uma parcela de pessoas que usam descktop para fazerem compras e e essa parcela não deve ser ignorada.

Suas estratégias de marketing digital precisam ser voltadas para os dispositivos móveis. Esse é um caminho sem volta.

 

#4 Marketing de Conteúdo: A personalização dos conteúdos

No começo desse artigo você viu como uma empresa norte americana consegue personalizar suas vendas através de técnicas de pesquisa e análise de dados.

50% das empresas já investem em estratégias de marketing de conteúdo. E que esse número tende a crescer nos próximos anos.

O Marketing de conteúdo é a terceira estratégia mais usada e que dá resultados.

Cada vez mais as pessoas têm conteúdo a sua disposição, cada vez menos tempo para consumir e fora que muitos conteúdos iguais, ficando difícil se destacar. Isso significa que você vai ter que criar o conteúdo perfeito e mais útil para cada pessoa, pois assim, você estará sendo realmente relevante para elas.

Cada pessoa tem seus hábitos, lifestyle ou estilo de vida e necessidades.

Isso significa que você precisará gastar ainda mais tempo na produção dos seus conteúdos.

Hoje a melhor forma de produzir algo personalizável é através de uma lista de e-mails. Baseado nos interesses das pessoas e no que elas costumam abrir, você pode enviar exatamente o que elas querem ouvir, ver e ler.

 #5 Conteúdos Curtos que conquistaram o Zuckeberg

 

O Snapchat surgiu e, foi sem dúvida, um sucesso e trouxe muitos resultados para profissionais de marketing digital. Então Mark Zuckerberg resolveu comprar essa empresa e não conseguiu. A mesma coisa aconteceu com o Twitter em 2006.

O que aconteceu após um tempo, foi que em cada rede social de posse de Mark foi adicionada uma função com a essência do Snapchat, aqueles famosos vídeos e fotos que a visualização só fica no ar por 24 horas.

Apesar da tentativa fracassada do Zuckeberg, essa tática nos mostra que os conteúdos curtos serão ainda mais tendência em 2017.

Resta saber em que mídia você postará seus vídeos curtos: Instagram, Facebook, Whatsapp ou Snapchat?

#6 Prender a atenção do seu leitor

Prender a atenção do leitor está cada vez mais difícil.

Para que as pessoas leiam seus conteúdos e interaja por mais trabalhoso que seja, não é impossível. E se destacar no meio de um mar de blogs, também.

Pode ser que você tenha feito anúncios, investido e tenha tido muito pouco retorno. Isso ocorre, muitas vezes, porque a maioria das pessoas simplesmente ignora as publicidades que veem pela frente.

Para resolver essa questão se torna interessante a integração entre conteúdo e propaganda. Com isso você consegue quebrar a barreira que muitas pessoas têm com relação a anúncios pagos.

Se quiser mais dicas de como fazer isso, veja esse artigo de como escrever bem. Existem várias técnicas que você pode aplicar.

Conheça o Taboola

A principal plataforma que se destaca nesse mercado é o Taboola.

Ele é muito utilizado nos EUA, mas aqui ainda é pouco falado. É através do Taboola que você pode criar anúncios que aparecem nos artigos relacionados dos sites e por isso alcançam muitos cliques.

Também é uma boa opção para você gerar mais receitas com seu site através dele. Na pratica por ainda ser nova se quiser acessar o site, será necessário fazer uma afiliação. Após tirar as dúvidas e sendo incluído como afiliado na palataforma, você pode fazer duas coisas:

  1. Ganhar mais dinheiro através do próprio tráfego do seu site
  2. Criar um conteúdo incrível para que outros blogs queiram promover

Utilizar esta ferramenta, até para quem já usou registrou um aumento em 30% nas receitas geradas e o tráfego também foi enorme.

E se você quiser monetizar o seu seu site com esta plataforma terá que se atentar aos títulos dos artigos.

Já que é pelos títulos que 80% dos leitores navegam, mas só 20% vai clicar neles.

Então o seu título deve ser basicamente impossível de ser ingnorado, gerar curiosidade e ser clicável.

Espero que essas dicas e tendências de marketing digital para 2017 tenham sido relevantes para você começar já a investir nessa estratégia.

Conclusão

Recapitulando o que você viu aqui:

O Marketing Digital está acessível para novos empreendedores digitais e para aqueles que tem um orçamento mais limitado para investimentos.

Novas oportunidades são criadas a cada dia, basta saber identifica-las. Mesmo para quem não entende do assunto, é possível estudar e investir. Assim como a internet evoluiu, um novo Marketing é feito hoje.

O uso e conteúdo para celular vai continuar em alta, como as redes sociais, conteúdos curtos personalizados, de valor e relevante para sua audiência.

O e-mail marketing continua sendo a principal estratégia que você irá adotar no Marketing Digital.

O Marketing da atração ou o Inbound Marketing, continuará crescendo pois ele gera mais engajamento com sua audiência e mais leads para seu site, já que mais leads é igual a mais conversões.  

Você já coloca ou pretende colocar essas tendências em prática? Acredito que com este artigo você tenha se convencido de que o Marketing Digital está transformando a vida de pessoas comuns.

Deixe seu comentário aqui embaixo se você tem alguma experiência com marketing digital ou já é um empreendedor online.

 

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