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Marketing Digital Para Iniciantes: 7 Problemas Temidos Que Você Enfrenta (E Como Resolver!) | Negócios Online
Marketing digital para iniciantes: Os problemas mais temidos

O início no marketing digital é igual para todos de certa maneira. Todos começam do zero, não é? E mais do que um guia de marketing digital para iniciantes você poderá ter nesse artigo a solução para os 7 maiores problemas de quem inicia no mercado do marketing online têm.

Eu mesma tive medos e problemas para iniciar e tenho certeza que você irá se identificar.

É comum em todo o início acontecerem erros, e as conhecidas dores, que são diferentes problemas que enfrentamos.

Nós temos muitos problemas diários a serem resolvidos.

A diferença está no tipo de pessoa que você é. Você foca no problema ou na solução dele?

Quando você pensa na solução a sua postura em relação ao seu problema é proativa.

E quando você não foca na solução, sua postura é reativa. Você culpa a crise, a empresa, sua educação, o governo ou o país.

Mas, quando se é proativo você foca em uma coisa: O que eu posso fazer para sair dessa situação?

Quais os problemas que você enfrenta e quais são as soluções?

O ser humano sente medo e culpa. Medo do fracasso, do desconhecido, das relações sociais, das críticas. E culpa pelo o que não foi feito, pelo o que deu errado, pelo o que fizeram conosco ou por algum resultado incrível que não conseguimos para mostrar que é capaz.

Os medos são comuns, todos temos medo de algo. A diferença está em se você irá desistir por causa desse medo ou se irá enfrenta-lo e seguir em frente até alcançar seus objetivos.

Continue lendo este artigo para saber como enfrentar e resolver os 7 problemas de perder cabela que os iniciantes em marketing digital enfrentam.

  1. O dilema clássico: Não sabem por onde começar
  2. Não conhecem quase nada de Marketing Digital
  3. Tem medo das ferramentas e da tecnologia
  4. Não sabem como as tecnologias conversam
  5. Ter feito muitos cursos em Marketing Digital e não saem do lugar
  6. Não sabem como criar uma lista de emails corretamente
  7. Tem a sua estrutura criada, mas não consegue fazer suas primeiras vendas online
  8. #Bônus: Não sabem o que é e como criar uma oferta matadora

#1: O dilema clássico: Não sabem por onde começar

Marketing digital para iniciantes: Não sabem por onde começar

Esse é o problema número #1 quando se é iniciante em Marketing Digital.

No meio de tantas informações que encontramos online não é difícil ficar perdido ou tentar absorver todas as informações de uma vez e não sair do lugar.

Para começar definitivamente seu negócio digital de sucesso você tem que fazer algo muito simples: Dar o primeiro passo e entrar em campo.

Além de dar esse primeiro passo para partir para ação, você precisa determinar um plano de ação de acordo com as técnicas certas e em uma sequência para solucionar esse problema.

Por exemplo, você já pensou em um nome para o seu site? Você já construiu toda a sua estrutura inicial? Já está com seu site pronto, mas não está criando artigos?

Marketing Digital para iniciantes é simples assim, você não terá resultado se não entrar em ação. Isso não quer dizer que necessariamente o seu resultado vai aparecer logo de primeira.

É possível sim, obter resultados imediatos se focar primeiro em uma única estratégia.

Não faz sentido você focar em tráfego pago e direcionar os visitantes para a página inicial do seu site ou direcioná-los para acessar sua rede social e não ter conteúdo relevante nela.

Após montar sua estrutura inicial é que você foca em tráfego por SEO, usa as redes sociais que são mais rentáveis para você.

E então, trabalha corretamente para uma estratégia de vendas por tráfego pago.

Você tem de agir. E você tem que estar disposto a fracassar… Se você tem medo de fracassar, não irá muito longe. Steve Jobs

#2: Não conhecem quase nada de Marketing Digital

Marketing digital para iniciantes: Não tem conhecimento em Marketing Digital

É certo que você não precisa entender de marketing digital para começar a empreender na internet.

Mas, vai precisar estudar, se dedicar e aprender tudo o que puder para que as informações que você passa sejam verdadeiras.

Jamais dê um conteúdo informativo que não seja verdadeiro porque você será muito prejudicado.

A coisa certa a fazer é não tentar reinventar a roda. Mas, como assim?

Se já existem os melhores top players do mercado do marketing digital, que te guiam passo a passo, te ajudam realmente a ter resultado e te mostra o que funciona, porque você vai tentar esse caminho que demora anos de trabalho, sozinho?

Para quem está fazendo ou já fez, reflita primeiro sobre o que você conseguiu até o momento.

  • Quais as técnicas que estão dando certo?
  • Quantas delas você usa ao mesmo tempo?
  • E ainda, como você pode aprimorar os seus conhecimentos?

Portanto é bem simples, se você ainda não tem as repostas para essas perguntas, comece por elas.

#3: Tem medo das ferramentas e da tecnologia

Marketing digital para iniciantes: Medo da tecnologia e das ferramentas

Um medo pouco conhecido pela geração de hoje é a tecnofobia.

A Geração Z como é chamada hoje, são os nascidos nos anos 2000 em diante, que praticamente já nasceram com um celular na mão, navegando por aplicativos e se conectando pelas redes sociais.

Para quem é da geração Y o meu caso, nascidos nos anos 80 a tecnologia não é nenhum bicho de sete cabeças. Quem se lembra daquela fita cassete que você usava no para gravar filmes, clipe de música na Mtv?

Ou aqueles brinquedos como peões e até aquelas fitas tapes que você usava para gravar as músicas que tocava na rádio e gravar cds?

Uma geração atual que nunca viu e nem sabe o que é um toca fita! Bons tempos…

Agora, para os baby boomers, nome dado a explosão de nascimentos de bebes com o final da segunda guerra, que passaram pela Woodstock, eles hoje estão com mais de 45 anos e tem muito mais dificuldade com a tecnologia.

Por isso, ter que lidar com a tecnologia para esses iniciantes em marketing digital é insuportável. E o que a maioria tem em mente é “eu não sei mexer”.

A verdade é que sem ver antes como é, como funciona e com quais você precisa lidar vai ficar mais difícil.

A solução para começar a lidar com esse medo é não ter vergonha de pedir ajuda. Se entender os benefícios que essa tecnologia vai te trazer é o melhor remédio para aceitar e acabar com a tecnofobia.

Acredito que todo mundo tem uma habilidade, uma história e um conhecimento a ser compartilhado. E o conteúdo que você cria independente segmento pode impactar a vida de muitas pessoas.

'Muitos só conversam e não realizam, então seja uma pessoa de ação'Click To Tweet

Pois quando você busca, quer realmente realizar e pôr em prática, mesmo que você demore para aprender, você monta o seu negócio online mesmo sem saber nada inicialmente!

#4: Não sabem como as tecnologias conversam

Marketing digital para iniciantes: Não sabe como as tecnologias conversam

O Marketing Digital para iniciantes tem as suas singularidades.

Esse na minha opinião é um dos maiores medos que os iniciantes têm antes de começar a empreender online.

Eu mesma em certo momento fiquei pasma com o tanto de ferramentas online e que poderia usar em diferentes etapas do meu negócio.  Existem hoje uma tecnologia para praticamente qualquer coisa que você imagine.

E você pensar que não vai conseguir usar essas ferramentas da forma correta. Respire fundo que vai sim!

As ferramentas hoje possuem uma simplicidade, são fáceis de aplicar e de usar, como os plug-ins por exemplo.

Agora, se você não tem método, nem segue um processo e traça um objetivo elaborado fica realmente mais difícil.

Mas e se der errado? E se eu não tiver resultado?

Solução? Vá com medo mesmo! Lembre-se das dores que a geração dos baby boomer tem com a tecnologia.

E se você tem pouco conhecimento sobre marketing online, é possível aprender e falar sobre o assunto. É só você querer aprender e por em prática.

Me lembro que há uns 7 anos atrás para se ter um site era bem caro. Você tinha que pagar um web designer para construir do zero por códigos e ele editava do jeito que você queria.

Hoje com o empreendedorismo e a evolução das tecnologias é possível qualquer pessoa criar um site, sem conhecer programação e somente editando modelos prontos.

Então antes de contratar as ferramentas como as de automatização para e-mail marketing para seu negócio ou as ferramentas de produtividade, você precisa saber o que vai fazer com elas.

Você pode fazer cursos que te ajudarão a solucionar esses problemas, vou falar deles mais adiante…

Se não, claro que ficará mais difícil e você vai acabar gastando dinheiro com uma ferramenta que não era necessária naquele momento.

Por isso, pesquise antes, procure as ferramentas gratuitas e invista somente nas que realmente vá usar.

#5: Ter feito muitos cursos e não consegue sair do lugar

Marketing digital para iniciantes: Você realmente quer ou só teve fogo de palha?

Você a aquela pessoa que tem fogo de palha?

A palha quando entra em contato com o fogo, ela logo no início tem uma explosão que queima forte e alto quando acende. Mas, depois dessa queima inicial, ela continua queimando e o fogo vai diminuindo, até ficar baixo e leve.

Essa situação é o que pode estar acontecendo com você.

Toda essa movimentação, oportunidades e benefícios que o mercado online está trazendo (ganhar dinheiro) de fato para as pessoas, você quis participar.

E se você foi desanimando, o impacto inicial que os negócios online causaram em você, perdeu o efeito?

É por isso que você não sai do lugar?

Para que você de fato entre em ação e comece a ter resultados, você precisa de um cronograma, seguir um passo a passo prático e começar de fato!

Não queira aprender tudo antes de começar a colocar em prática. Isso não dá certo, até porque você não vai conseguir aprender tudo. A menos que tenha uma memória eidética.

Também conhecida como memória fotográfica, é aquela memória invejável onde você consegue se lembrar de qualquer coisa perfeitamente e não esquece mais!

Então ao mesmo tempo que você está fazendo um treinamento completo em marketing Digital, com um método completo e detalhado para você começar online, por exemplo, que seja eficiente, você já tem que colocar em prática.

Estude 20% do seu tempo e aplique em 80% do tempo.

E o que vai acontecer senão fizer isso? Vai esquecer o que aprendeu, vai ficar ansioso e acabar desistindo porque aquela animação que você tinha, era só fogo de palha. 

#6: Não sabem como criar uma lista de emails corretamente

Construir uma lista de e-mails é uma das formas mais poderosas de se fazer marketing online.

Já que algumas estatísticas provam isso:

  • Uma mensagem tende a ser vista 5x mais por e-mail do que por redes sociais.
  • Em 2016 foi feito uma estimativa que dizia que o número de contas de e-mails chagaria a 4,3 bilhões.

Saber como construir e manter uma lista de e-mails é umas principais estratégias que os empreendedores podem ter para aumentar os seus lucros. Uma máquina de vendas como alguns chamam.

A lista será a forma de você construir um relacionamento com a sua audiência, com um público-alvo e que queiram estar nesta lista. Por isso, nunca se deve comprar uma.

E quando você constrói esse relacionamento fica muito mais fácil vender para estas pessoas.

Veja aqui um artigo completo de como construir lista de e-mails de maneira inteligente e fácil.

Foque em atrair, relacionar e vender. Essa é a fórmula do sucesso hoje. 

Uma das formas mais conhecidas e usadas para gerar leads é entregando recompensas digitais. Quando o visitante clica para receber um eBook, vídeos, PodCasts antes ele deixa o email para receber.

A partir daí você configura uma sequência de e-mails para que esse leitor conheça mais sobre você e continue te acompanhando.

#7: Tem a sua estrutura inicial criada, mas não consegue fazer a primeira venda

Marketing digital para iniciantes: Fazer a primeira venda

Confesso que a primeira venda é o que vai te motivar ainda mais a permanecer no empreendedorismo digital.

A primeira coisa que você deve parar e avaliar: Você já entrou em campo e começou a empreender online?

Ou nem sequer tentou começar?

A segunda coisa, é se você já começou e está em busca da primeira venda você precisa de um mentor para te mostrar como faz.

Se você teve ajuda desde o início em um curso em marketing digital, desde a estrutura inicial, a criação de conteúdo e automatização você tem mais chances de conseguir essa primeira venda.

O que pode acontecer, e não é raro, é que o treinamento que você fez não foi eficaz e o suficiente para te fazer gerar resultados.

Há muito cursos que realmente não são bons e você terá que procurar outro treinamento que realmente funcione.

Não podemos esquecer que no Brasil infelizmente temos oportunistas que só querem ganhar dinheiro e não realmente te ajudar a ter resultados.

Mas, se ainda assim você não estiver tendo resultados, entre em contato com o seu mentor, peça uma consultoria e tire as dúvidas sobre o que já fez para conseguir ter os resultados prometidos por ele.

Se o que te falta é fazer a divulgação do seu blog, conteúdo redes sociais e anúncios você deve fazer da maneira correta.

Por exemplo, se você é produtor de conteúdo e não divulga seus artigos para as pessoas, onde está o banner ou seu link de afiliado daquele produto, você está perdendo o seu tempo com esses artigos.

E posso te dizer com sinceridade que já cometi esse erro.

Então trace estratégias de divulgação dos seus conteúdos e anúncios.

7.Não conhecem quase nada de marketing digital

Marketing digital para iniciantes: Não ter conhecimento

É certeza que você não precisa entender de marketing digital para começar a trabalhar na internet.

Hoje você encontra muito conteúdo online e a overdose de informação é grande se for seguir os passos de todo mundo.

Porém, vai precisar estudar, se dedicar aprendendo o que puder para que as informações que você passa sejam verdadeiras e principalmente aplicar o que aprende.

Jamais dê um conteúdo informativo que não seja verdadeiro, inventado porque você será muito prejudicado.

O certo a fazer é não tentar reinventar a roda. Mas, como assim?

Se existe hoje os melhores top players do mercado do marketing digital, que te guiam passo a passo, te ajudam realmente a ter resultado e te mostra o que funciona, por que você vai tentar esse caminho que demora anos de trabalho, sozinho?

Para quem está fazendo ou já fez, reflita primeiro sobre o que você conseguiu até o momento.

  • Quais as técnicas que estão dando certo?
  • Quantas delas você usa ao mesmo tempo?
  • E ainda, como você pode aprimorar os seus conhecimentos?

Portanto é bem simples, se você ainda não tem as repostas para essas perguntas, comece por elas.

#Dica Bônus: Crie contatos, parcerias para te ajudar no início e faça um treinamento que te dê uma base.

#Bônus: Não sabem o que é uma oferta matadora

Marketing digital para iniciantes: Oferta Irresistível

Como chamar a atenção do público para aumentar a conversão?

Esse é um dos maiores desafios para quem está começando agora no mercado digital.

É o maior segredo que está por trás das vendas na internet.

É o que define se você vai vender muito ou se não vai vender nada.

Vou citar um exemplo simples, mas que faz todo o sentido que o Erico Rocha, um dos maiores empreendedores do Brasil, deu em um dos seus eventos.

Se você tem uma nota de R$ 10 e quer trocar por outra de R$10, provavelmente não irá acontecer nada.

Agora, quando você tem uma nota de R$100 e quer trocar por uma de R$10 sem sair perdendo, o que vai acontecer? Muitas pessoas querendo trocar essa nota com você.

Então basta fazer com que seu produto ou serviço seja a nota de R$100.

Essa é a essência de uma oferta matadora.

E para isso, a primeira coisa a fazer é chamar atenção do usuário com um título poderoso e incapaz de ser ignorado.

O uso de gatilhos mentais para oferta de um produto e serviço é fundamental. Por isso veja agora os 4 passos para uma oferta matadora.  

1. Contar a história do produto que está vendendo.

Se você começar contanto a sua história, de como chegou ali até a criação do produto, para então falar dos benefícios que trás, será bem mais efetivo.

E com o engajamento e curiosidade que vai gerando, deve ter provas sociais, concretas de que funcionam e depoimentos.

E que não gosta de um bônus no sentido de levar  mais por menos? E acima de tudo, as garantias que terão com ele.

2. Mate as objeções

Tire todas as dúvidas que os seus clientes podem ter sobre o seu produto. É você ter argumentos para convencer o seu público para comprar ou não. O que não pode acontecer é as pessoas ficarem em cima do muro, sem uma decisão.

3. Ancoragem de preço

Quando você diz somente o preço do produto, pode passar a impressão de que esse custo não vale o benefício. Ainda mais se este produto está bem acima dos outros vendidos.

Agora, se você dizer o porquê do custo dele com os benefícios que trás, contar a história do produto, e que aquele preço é só para hoje com certeza após essa ancoragem faz você pensar que está saindo no lucro.

O que é bem interessante, não?

4. Garantia

Neste curso online, por exemplo, que eu te indiquei e eu mesma fiz você tem garantia de 30 dias!

Essa garantia é ir além, e dizer “ você não vai ter problema com isso, confio neste curso e você pode ter seu dinheiro de  volta se achar que não é para você”.

Uma oferta matadora no caso de emails, frases curtas ou até mesmo uma palavra podem ser o suficiente para despertar a atenção.

Assuntos como “Haja paciência”, “Desculpa”, “Má notícia” e “Chateado” são alguns exemplos, e servem para qualquer segmento de mercado.

 

Conclusão

O Marketing digital para iniciantes é para qualquer pessoa que queira entrar em ação, se dedicar e mesmo sem saber do assunto consegue implementar.

Mesmo se você tem dificuldade sendo um iniciante, não desista.

E se você é um iniciante e ainda não teve um mentor para te ajudar no assunto, você pode assistir uma aula online gratuita em marketing Digital, com um método completo e detalhado para você começar online

Os empreendedores de sucesso têm um objetivo, é superar estas barreiras entre seu cliente e o produto oferecido. Essa é a essência transmitida do marketing digital para iniciantes.

 Eu tenho certeza que você vai ter esses resultados.

Você trabalha com o que ama vendendo o seu conhecimento, produto ou serviço através da internet e a grande diferença é que você oferece isso, para as pessoas certas.

Seja você um iniciante ou não, quando de fato se transforma a vida de outras pessoas para melhor, é muito gratificante.

Gostou do artigo? Se ele  te ajudou a resolver as suas dores ou parte delas conte aqui nos comentários! Se você sabe de outras dores além dessa, compartilhe com a gente, eu adoraria saber a sua opinião!

 

 

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