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O Guia Essencial: O Que É Marketing Digital E Por que Investir?

As empresas, e também as pessoas, sempre buscaram formas de promover a si mesmo e seus produtos. Antigamente, se investia em panfletos, e em propagandas e mídias tradicionais como Televisão, rádio e jornal.

Segundo uma pesquisa da Adobe em 2013, 76% dos participantes acreditavam que o marketing mudou mais nos últimos dois anos do que nos últimos 50.

Mas só 9% acreditava que seu marketing digital estava realmente dando resultados.

Hoje, a internet se tornou uma ferramenta de marketing muito poderosa. Através do marketing digital é possível transformar uma marca e também conseguir muitos clientes, independentemente, de qual seja o seu negócio.

  • No Brasil são cerca de 100 milhões de usuários do Facebook
  • A internet está presente em mais de 50% das casas no Brasil
  • O marketing digital será responsável por 75% do marketing gasto nos próximos 5 anos, de acordo com mais de um terço dos diretores de marketing (Adweek)
O marketing digital será responsável por 75% do marketing gasto nos próximos 5 anos.Click To Tweet

E você? Ainda tem confiança e plena certeza apenas nos meios tradicionais de publicidade para fazer negócios?

Continue lendo este artigo para saber sobre esse novo marketing que tem transformado inúmeros empreendedores, empresas e porque é tão importante hoje se investir nele.

  • Conheça um pouco da história do Marketing Digital
  • O que é Marketing Digital, afinal?
  • Por que as empresas estão investindo em Marketing Online?
  • O novo Marketing: Outbound Marketing x Inbound Marketing
  • 7 vantagens do marketing digital
  • Aprendendo Marketing Digital

Conheça um pouco da história do Marketing Digital

Muitos especialistas gostam de dizer que o marketing digital revolucionou a forma como as empresas vendem seus produtos e também a maneira como elas se comunicam o consumidor.

Nos anos 90 a internet começa a tomar forma e surge a primeira versão, diferente da que conhecemos hoje, chamada de Web 1.0.

Em 1993 surgiram os primeiros anúncios clicáveis, quando os usuários da Internet começaram a ter mais interação com as empresas que anunciavam na internet.

No entanto, foi apenas nos anos 2000 que o marketing digital ficou popular e mais parecido com o que conhecemos hoje. Era chegada a era da Web 2.0 quando o tráfego de buscas online cresceu para 6.4 bilhões em apenas um mês.

O acesso ficou mais democrático e quem quisesse poderia ser também um produtor de conteúdo.

Mas, para outros o marketing digital é bem mais antigo que isso.

Buscando lá traz, há mais de 120 anos, o primeiro contato foi através de Guglielmo Marconi em 1896, foi a primeira pessoa a demonstrar publicamente uma transmissão de sinais sem fio.

Marconi foi o inventor do rádio. Marconi era um empreendedor na sua época, um homem de negócios e fundador da empresa The wireless telegraph & Signal Company em 1897.

E, não demorou muito tempo para que o criador percebesse que podia usá-lo para fazer vendas.

Então, depois da primeira transmissão ao vivo de uma performance de ópera no Met e o que aconteceu depois?

Eles compraram bilhetes para shows! E então uma estratégia de marketing digital nasceu.

Se você ficou surpreso, eu também. E ainda nem mencionei sobre as plataformas, redes sociais e as comunicações online de hoje.

Claro que a internet possibilitou uma aproximação entre empresas e consumidor.

Há 20 anos quando você assistia uma propaganda no intervalo da novela, você não poderia fazer uma crítica ou dar uma resposta direta para a empresa. Hoje isso, não só é possível, como é rotineiro.

 

O Que é Marketing Digital, afinal?

Isso porque o marketing digital hoje, é uma evolução do marketing tradicional que conhecemos.

É preciso tomar cuidado com a definição de marketing digital. Pois, segue os princípios do marketing tradicional.

Podemos definir o Marketing digital como qualquer forma de marketing de produtos ou serviços que envolve dispositivos eletrônicos. Tem como o objetivo de atrair novos negócioscriar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

Sua grande diferença é seu canal de distribuição. O marketing digital é o marketing sendo distribuído de forma online.

70% das pessoas no mundo estão na internet e não fora dela.Click To Tweet

E, claro, as intuições tiveram que se adaptar a essa realidade e por isso o marketing digital revolucionou de certa forma o mundo dos negócios e forma com que se consome mundialmente.

 

Por que as empresas estão investindo em marketing online?

                                                                            

Hoje você assiste mais televisão ou assiste vídeos no YouTube?

As empresas investem cada vez mais em marketing digital por um motivo muito simples: o marketing em mídias tradicionais já não funciona como antigamente.

Alguns números deixam isso mais claro:

  • A audiência da TV Globo caiu em média 38% no período entre 2004 e 2014.
  • Durante esse mesmo período a TV paga cresceu 260% em número de assinantes.

Esses dados mostram que cada vez mais a população está consumindo conteúdos por meios distintos. Os hits que eram aqueles programas assistidos por toda família já quase não existem mais.

O Marketing evoluiu, passou por uma transformação e ele está mais acessível.

A ótima notícia é que ele funciona para qualquer tipo de negócio, para lojas físicas, microempresas, grandes empresas, empreendedores digitais e trabalhadores informais.

O marketing digital traz as mesmas oportunidades de crescimento tanto para uma microempresa quanto uma de grande porte que tem muito mais recursos financeiros.

Então fica cada vez mais difícil investir em mídia tradicional e por conta desse novo marketing, a maioria das empresas já não investe mais na publicidade tradicional.

 

O marketing 3.0 na visão de Philip Kotler

O Livro Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano é um divisor de águas na forma com que se vê o marketing.

 Antigamente o marketing era baseado em um bom produto somado a um preço baixo. Hoje, os clientes estão cada vez mais conscientizados e em busca de um mundo melhor.

As empresas precisam compreender esse cenário. As pessoas buscam consumir produtos de empresas que compreendam sua visão de mundo e seus valores.

Com essa situação fica cada vez mais claro que a forma com que as pessoas buscam novos produtos mudou. Antigamente as pessoas tinham uma postura passiva, ou seja, consumiam somente aquilo que lhe era oferecido.

No entanto, atualmente o consumidor busca aquilo que lhe satisfaz. A melhor maneira de conseguir isso é através da internet. Nesse contexto surge o Inbound Marketing.

 

 

O novo Marketing: Outbound marketing x Inbound marketing

O outbound marketing é o tipo de marketing mais direto, também conhecido como marketing tradicional. São os anúncios de revista, ou então o intervalo comercial de um programa de Tv ou até mesmo um banner que surge na sua tela oferecendo um serviço.

Já o inbound marketing trabalha com uma comunicação indireta para fazer vendas, também conhecido como marketing da atração. Ele não oferece um produto logo de cara. Ao invés disso ele é baseado em produção de conteúdo relevante para atrair e se conectar com uma audiência e assim vender seus produtos.

As duas estratégias trazem grandes resultados quando bem executadas.

Porém, o inbound marketing se assemelha muito mais a ideia de Marketing 3.0 trazida por Kotler. Neste infográfico você pode ver outros dados e a importância do inbound marketing

Os números também mostram a eficácia do inbound marketing:

  • Normalmente o inbound marketing é 62% mais barato do que o outbound marketing.
  • O inbound traz, em média, um ROI, retorno sobre o investimento de 275%
  • Empresas que usam blogs conseguem 97% mais linksapontando para sua plataforma com o inbound marketing;
  • 92% dos profissionais de marketingamericanos, em média, afirmam que o Inbound Marketing é imprescindível para as empresas, diante da economia atual.

 

As 7 vantagens do Marketing Digital

 

#1: Realizar métricas fica mais fácil

Com o Marketing Online as métricas são mais claras e ficam mais fáceis de mensurar e se tornaram essenciais para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B (Business to business) são empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas ou B2C (Business to consumer) são empresas que vendem produtos ou serviços para o consumidor.

Vamos supor que você tenha uma loja de calçados. Você tem um orçamento para publicidade e resolve dividi-lo em duas partes. A primeira é destinada para um canal de televisão enquanto a segunda você investe em anúncios no Facebook.

Qual desses investimentos trará mais retorno? A resposta para essa pergunta é quase que impossível de ser respondida.

Isso acontece porque não se dá para analisar com precisão o retorno que se tem através do anuncio na Tv.

  1. Você não sabe quantas pessoas estavam assistindo
  2. Quantas delas prestaram atenção, e dessas,
  3. Quantas fazem parte do seu público alvo.
  4. E finalmente quantas compraram o produto depois de ver o anúncio

Já com marketing digital é possível saber

  1. Quantas pessoas viram seu anúncio, e dessas,
  2. Quantas clicaram e ainda
  3. Quantas cadastram seus e-mails para conseguir um cupom de desconto.
  4. Quantas compraram o produto
  5. Consegue ainda segmentar seu público alvo, direcionando conteúdo personalizado para elas
  6. E você pode monitorar o seu ROI (retorno sob investimentos) em tempo real, e se adaptar rapidamente com os resultados.

Seguindo o exemplo com os anúncios no Facebook, com eles você pode segmentar para que somente pessoas do seu perfil de cliente ideal vejam seu anuncio. Se você vende calçados só para mulheres, seus anúncios podem aparecer somente para o público feminino.

Como você pode ver aquela pergunta não tinha resposta definida, pois enquanto no marketing digital você consegue ter todos os números a sua disposição, em outras mídias você está dando um “tiro no escuro”.

Qual dessas estratégias você prefere?

Por isso que o marketing digital se torna cada vez mais eficiente e popular.

#2: Você fica mais perto dos seus clientes

 O marketing digital possibilitou uma proximidade muito grande das empresas com o consumidor. Isso é bom por um lado, mas também pode ser prejudicial para sua empresa se ela não tiver uma estratégia eficiente de marketing digital.

A internet possibilitou, por exemplo, que fosse aberto um canal direto para que as pessoas possam reclamar do seu produto. Ao mesmo tempo ela possibilitou que todos os seus clientes divulguem sua marca simplesmente por que estão apaixonados por ela.

#3: Você fica mais próximo dos concorrentes

Imagine saber todas as estratégias usadas por seus concorrentes. Imagine poder rastrear cada passo da empresa que compete com a sua. Tudo isso é possível através do marketing digital.

Existem ferramentas no mercado que podem dizer basicamente tudo sobre qualquer site:

  • Quantos acessos ele tem
  • Qual é a origem desses acessos
  • Em que palavras chaves ele está bem colocado dentro do Google

 

#4: Alcance o público certo

Se você tem um orçamento ilimitado para fazer propagadas então você pode até se dar ao luxo de não usar o marketing digital. Agora, se você tem um orçamento restrito e quer alcançar o melhor resultado com o menor investimento possível, você precisa atrair as pessoas certas para o seu marketing.

Através da internet você consegue alcançar o público certo, ou seja, você consegue atingir somente aqueles que têm muita probabilidade de comprar de você.

Na internet também é possível que os próprios clientes te achem.  Para você ter uma ideia, hoje, 93% dos processos de compra se iniciam com uma busca na internet.

 

#5: Aumente suas conversões

O principal objetivo de qualquer estratégia de marketing é fazer vendas.

Nesse aspecto o marketing digital também se destaca, pois com ele você pode ir aumentando sua capacidade de conversão com o tempo fazendo pequenos ajustes. Pode ser a mudança na cor de um botão ou então uma frase que é testada e acaba aumentando em 30% suas vendas.

Além dessa possibilidade de testar, a internet cada vez mais se torna um “lar” para o consumidor. A expectativa, por exemplo, é de que as lojas virtuais no Brasil cresçam 11% ao ano.

O consumidor nessa nova era vai buscar cada vez mais fazer compras pela internet. Por isso o marketing digital, seja através do inbound ou outbound marketing, ganha cada vez mais força.

 

#6: Tudo em tempo real

Pelo marketing digital ter a Internet como base, tudo pode ser controlado em tempo real.

Tanto você que também tem um blog, um site, tanto para os profissionais de marketing podem adaptar mais rapidamente de acordo com a resultado de uma campanha, um anúncio e assim, evita desperdiçar dinheiro em algo que não está funcionando.

 

#7: Marketing de Conteúdo

Não poderia deixar de falar de uma das estratégias mais importantes usadas hoje. O marketing de conteúdo é uma modalidade do marketing digital que usa os vários recursos, mas tendo sempre como base o uso de conteúdo para atrair, criar um relacionamento com o público e gerar mais vendas.

Essa modalidade é focada na criação e manutenção de vários canais, como o blog, redes sociais, tem como objetivo entregar conteúdo com informações relevantes e de qualidade para o seu público-alvo.

E precisa de planejamento para montar estratégias em marketing de conteúdo.

Aprendendo Marketing Digital

Se você chegou até aqui, então você já sabe sobre os conceitos básicos do Marketing Digital e a importância dele hoje em te ajudar a gerar resultados.

Mas o marketing Digital é um assunto muito mais profundo, complexo e com mais conceitos do que parece. Por isso, você precisa investir o seu tempo em continuar estudando e aprender mais sobre o assunto.

Até para quem já é um usuário avançado.

Há muitas informações na internet

Hoje em dia, felizmente ou infelizmente, há muitas informações na internet e materiais que podem te auxiliar e entender melhor o Marketing Digital.

Basta procurar no Google para achar blogs, eBooks, PodCasts, vídeos, webinários que falam sobre os mais diversos assuntos envolvendo o Marketing Digital.

Mas, a muito conteúdo e variações do mesmo assunto que fica difícil ou quase impossível se aprender tudo o que precisa somente com conteúdo na internet. Portanto, é importante se diferenciar, ser o mais original e ter um conteúdo atraente.

Aqui no blog você encontra várias informações sobre os mais diversos assuntos nessa área e negócios online!

Fique atualizado!

Acompanhar blogs de referências nacionais e internacionais são uma ótima maneira de entender os processos do Marketing Digital e se manter atualizado com as tendências da área.

Você pode simplificar a leitura e acompanhar vários blogs assinando a lista de e-mails ou usando ferramentas como o aplicativo Pocket que você pode seguir diversos usuários e armazenar artigos para ler depois.

Faça cursos online

Ler e buscar informações através de conteúdo online oferecidos por blogs são incrivelmente valiosos na hora de aprender sobre um determinado assunto e usar este blog na sua estratégia de Marketing Digital.

Mas, só você só irá se tornar realmente um expert no assunto, se investir em um curso online. E eles valem muito a pena.

Não é um gasto de dinheiro ou um dinheiro mal investido quando se trata de cursos avançados em Marketing Online.

Porque além de você aprender os assuntos de maneira mais aprofundada, estes cursos testam seu conhecimento ao final e podem até emitir em um certificado que pode fazer diferença no seu currículo.

Existem diversos formatos de cursos online, eu mesma percebi a importância de evitar o caminho das pedras e ser mais profissional através de um treinamento.

E se você quer aprender com os melhores profissionais do mercado, não deixe de realizar estes cursos. Ele alcança diversos públicos, profissionais, idades e está disponível para todos aqueles que querem dar um passo além em conhecimento, mudança no estilo de vida e principalmente mudança financeira!

Não só para se tornar um expert, mas para ganhar dinheiro pela internet de maneira eficaz.

Conclusão:

Como você pôde ver, o marketing digital evoluiu e já está mudando há anos, a vida de muitas pessoas, profissionais e empresas.

Ele é complexo e simples ao mesmo tempo, pois você consegue obter as informações necessárias para se tornar um expert através de um curso online completo.

O Marketing Digital também envolve uma série de ações e planejamento avançado, mas para se tornar um profissional basta estudar bastante, se dedicar e acompanhar vários sites como o blog Melhore a sua vida hoje.

Mesmo para quem está começando agora, ainda há muito espaço para crescimento e, aos poucos nos últimos anos, a estratégia de marketing das empresas estão deixando o tradicional offline e indo cada vez mais para o online.

Se você ou sua empresa ainda não investe em marketing digital já está mais do que na hora de começar a investir seriamente, pois é certo que seus resultados serão impressionantes.

E espero que esse guia essencial tenha te ajudado a entender sobre o assunto para que você invista nessa estratégia.

Compartilhe esse conhecimento com seus amigos para que eles também possam melhorar hoje e ter suas estratégias mudadas nessa direção.

 

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