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8 dicas poderosas de como ser mais produtivo no dia-a-dia
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Dicas de como ser mais produtivo no trabalho.

Como ser mais produtivo exige pequenas mudanças no seus hábitos, métodos de trabalho e podem ter um grande efeito na sua produtividade. Um hábito ruim pode ser desastroso com o tempo, mas um bom hábito pode ajudar  você a alcançar novos níveis.

8 dicas poderosas de como ser mais produtivo que você é capaz de fazer e tenha certeza que estas pequenas ações vão te mudar positivamente.

Ser mais produtivo e focado quando se trabalha em casa pela internet pode ser difícil. Ter toda essa liberdade de trabalhar em casa com liberdade financeira e geográfica pode te dar uma falsa sensação de liberdade e que não terá nenhuma obrigação e que será tudo fácil.

Quem está buscando por uma rotina de trabalho melhor, mais flexível confome a sua necessidade atual tem que ficar atento aos contos do dinheiro fácil e rápido de como ganhar dinheiro na internet.

Continue lendo o artigo para saber as 8 dicas poderosas que separei para você de como contornar seus maus hábitos e como vencê-los.

  • √ Limpar local de trabalho
  • √ Trabalhar perto de janelas
  • √ Planejar suas tarefas
  • √ Começar agora e não depois
  • √ Se distrair menos com a internet: #Redes Sociais #E-mails
  • √ Não ser multitarefa
  • √ Aprender a delegar tarefas
  • √ Recompensa do sucesso
  • Dica Bônus: As ferramentas certas

 

      Dica #1. Limpe o seu local de trabalho

Sua mesa de trabalho é um exemplo de organização! Não tem um várias post-it espalhados, folhas, cadernos, canetas, nem nada assim. Ou será que me enganei?

Quando sua mesa de trabalho está bagunçada sua mente não consegue se concentrar e se organizar no que precisa.

Nada como uma boa dose de disciplina. Quando você organiza essa mesa só com as ferramentas que precisa, você consegue se focar e processar mais informações!

 

       Dica #2. Trabalhe perto das janelas

Para quem trabalha em escritório poder sentar perto da janela onde se tem mais luz natural é ideal e segundo pesquisas seus índices de falta vão diminuir.

Parece até estranho para quem trabalha em casa é sempre ideal ter luz natural.

Já ouviu falar em depressão sazonal? É muito comum no Brasil, afeta 2 milhões de pessoas por ano e ocorre sempre na mesma época do ano. Geralmente começa no outono e pode ir pelos próximos meses de inverno.

Você pode sentir nessa época muito cansaço, desânimo e até querer se isolar socialmente por conta de trabalhar em ambientes escuros. Mas calma, isso não quer dizer que só por você não está perto de uma janela ou não poder trabalhar próximo a ela que isso vai acontecer com você.

Então se puder trabalhe perto das janelas, um ambiente com luz natural é sempre melhor.

 

      Dica #3. Planeje suas tarefas

 

Invista o seu tempo em fluxogramas planejando sua rotina de trabalho. Pode ser em uma planilha, separando as tarefas urgentes das importantes e das pouco importantes.

Isso vai fazer você ganhar tempo na execução do seu trabalho e não se distrair com tarefas que não precisava fazer naquele momento.

    Dica #4. Comece agora e não depois

Pare de procrastinar! Você pode começar em qualquer hora e lugar, menos trabalhar com seu notebook na cama por que com certeza você vai dormir e se distrair. É importante você realizar as tarefas que tem e não deixar para depois.

Faça uma tarefa de cada vez conforme planejado, mas seguidamente para não quebrar sua concentração e seu fluxo de trabalho.

“Não pense por muito tempo; faça. Mas não faça por muito tempo; pense” – Confúcio

  Dica #5. Se distraia menos com a internet

Redes Sociais: Você está tentando fazer aquele artigo para seu blog e de repente você lembra de uma foto e não sabe por que abre o Facebook para saber o que seus amigos estão postando.

Acessar suas redes sociais, mensagens do WhatsApp, sites desnecessários e com frequência faz você perder a concentração. E assim quebra o fluxo de trabalho e cai a sua produtividade.

#Dica bônus: plugin News feed eradicator for Facebook

Se você tem um site ou blog é provável que tenha uma fanpage no Facebook. O plugin News feed eradicator te ajudar a não se distrair no feed de notícias e substitui por frases de inspiração.

E-mails: Com os e-mails não seria diferente. Segundo um novo levantamento da McKinsey Global Institute e da International Data Corporation (IDC) cerca de 25% do seu tempo é perdido com leitura de e-mails.

Ainda assim é uma das formas mais eficientes de se comunicar.

Deixe para checar e respondê-los no final da sua rotina ou em um horário específico do seu dia.  Desligue as notificações e alertas do Google para não interrompido e sofrer uma tentação.

 

  Dica #6. Não seja multitarefa

 

Pode parecer produtivo fazer várias tarefas ao mesmo tempo, mas não é.

Você está escrevendo um e-mail fora do seu horário estabelecido, não desabilitou as notificações de chats, está no Facebook curtindo as fotos da sua amiga e com mais outras 9 abas abertas.

Fazendo isso você perde 40% do seu rendimento e é muita coisa!

O ideal é focar apenas em uma ou duas abas abertas do que você realmente precisa fazer usando um navegador só.

Uma pesquisa feita pela consultoria Online College apenas 2% das pessoas conseguem ser multitarefa de forma eficiente e os outros 98% estão diminuindo a própria produtividade sem perceber. Faça uma tarefa de cada vez.

 

  Dica #7. Aprenda a delegar tarefas

Delegue tarefas e economize tempo.

Essa é uma das coisas mais inteligentes que se pode fazer. Delegar tarefas nada mais é do que terceirizar um serviço ou pedir ajuda a alguém. Por exemplo, se não sabe como escrever artigos para blog mesmo conhecendo as técnicas, você pode contratar um redator freelancer para fazer isso e por um preço junto, para não dizer barato.

O que muitos não dizem é que grandes blogs usam esses redatores para escreverem artigos, até por que chega um momento que por mais que queira você não consegue fazer tudo sozinho.

Um site que você encontra redatores freelancers é o Workana.

Invista seu tempo planejando sua rotina de trabalho um dia antes de começar e separando as tarefas urgentes das pouco importantes.

Planejar e elaborar artigos pode ser uma tarefa trabalhosa, mas com grandes resultados no final.

Dica #8. Use checklists para ver o seu progresso

Fazer listas como as famosas “to do list” é a mais simples das tarefas e pode ajudar a cumprir facilmente como, por exemplo, ligar para fornecedores, escrever dois artigos e marcar quando as cumpriu.

Vai te ajudar a monitorar sua produtividade e a não esquecer o que tem que fazer naquele dia. Um truque simples é você usar as notas auto-adesivas do seu computador mesmo.

Recompensa do SUCESSO

Depois de colocar essas tarefas na sua rotina e cumprir todas elas, tire uma soneca e relaxe.

Cumprir todas essas mudanças pode levar tempo, mas não desista. Todos esses processos e muitos outros para criação de hábitos produtivos e foco só mudará positivamente.

Só continuará perdendo se ficar ocupado com várias coisas ao mesmo tempo, pensando que está produzindo.

Ainda com dificuldades em ser mais produtivo e começar suas tarefas? Se sua lista está enorme e você não consegue parar de procrastinar veja esse infográfico e comece suas tarefas em 5 segundos!

#Dica Bônus: Uso das ferramentas

A falta de ferramentas para se organizar, o excesso de informação que chega diariamente e falta de foco, trabalhar se torna chato e cansativo. Não ter as ferramentas adequadas é um dos principais erros na sua rotina de trabalho.

Pensando nisso vou te mostrar algumas que poderão fazer maravilhas por você.

#1. Google Keep: Aplicativo que cria notas e listas de tarefas por categorias.

 #2. Excel 2013: Fazer um fluxograma e processos fica mais fácil com modelos prontos. O Excel tem vários temas prontos para você baixar e editar.

#3. Wunderlist: Aplicativo gratuito e online que funciona como lista de tarefas e bloco de notas. A cada tarefa feita é só riscar da lista.

#4. Evernote: Mais que um bloco de notas, é o melhor programa para editar documentos, criar listas, compartilhar notas com a sua equipe e muito mais. Pode baixar no computador, no celular na versão gratuita e não precisa estar conectado.

#5. Mapas Mentais: Uma ótima maneira de organizar as seus ideias e planejamento para seus artigos. Se propor a ficar na frente do computador sem saber o que escrever, fazer pesquisa de palavras chaves, sem pauta de conteúdo e perda de tempo.

XMind: Verão paga e completa.

MindMeinster: Esse é o programa que uso, tem versão gratuita e versão paga. Você também pode convidar amigos para ganhar mais acesso a mapas mentais.

Mindnode: Versão para Mac.

 

“Resultados são mais importantes que horas”. – Emma Thompson

 

Recapitulando as 8 dicas poderosas e seus benefícios:

Mudar hábitos leva um tempo, porém se você adaptar suas rotinas com essas dicas já vai estar muito á frente de muitos desorganizados.

Focar no essencial, dobrar o foco e produtividade exige disciplina e transformação de pensamento. Afinal a internet e as redes sociais são tão necessárias hoje que é muito fácil se perder por horas.

É só decidir como vai fazer daqui para frente.

Dica #1. Limpar local de trabalho

  • Organize primeiro sua mesa de trabalho para ter mais foco e concentração.

Dica #2. Trabalhe perto de janelas

  • Procure sentar perto da janela para trabalhar com luz natural, evitar faltas e depressão sazonal para a sua vida.

Dica #3. Planeje suas tarefas

  • Organize tarefas com fluxogramas, listas no dia anterior e leia seus e-mails em horário específico.

Dica #4. Comece agora e não depois

  • Comece em qualquer hora e não deixe para fazer depois.

Dica #5. Se distraia menos com a internet

  • Use uma ou duas abas que realmente precise, desative notificações de redes sociais e e-mails.

Dica #6. Não seja multitarefa

  • Faça uma tarefa de cada vez e seguidamente.

Dica #7. Aprenda a delegar tarefas

  • Terceirize as tarefas para ganhar mais tempo e ter menos trabalho.

Dica #8. Recompensa do sucesso

  • Descansar e aproveitar

Dica Bônus: Ferramentas certas

 

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