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Como Escrever Títulos Poderosos E Que Não São Ignorados – O Guia Completo
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Você quer saber como escrever títulos atraentes como um imã e que não ignorados por 80% das pessoas, ao invés de 20%? Claro que gostaria! Aprenda as técnicas para escrever títulos poderosos e use 50 modelos de títulos prontos!

Saber como escrever títulos chamativos deve ser a sua prioridade número um. É ele que irá dar um boom nos seus artigos ou matá-los de vez. E há estatísticas interessantes para isso.

E se isso não acontecer, você perdeu tudo.

De 8 entre 10 pessoas que leem os títulos do seu blog, somente 2 dessas 10 continuarão lendo o seu artigo. 

Esse é exatamente o poder que tem um títuloSe seu leitor não for conquistado pelo principal, você perdeu tudo.

O princípio 80/20 de Vilfredo Pareto pode ser aplicado para muita coisa. Ele nos mostra que para 80% dos efeitos tem 20% de causas.

  • 8 entre 10 pessoas irão ler os seus títulos, mas só 2 desses 10 lerão o restante.
  • 80% dos leitores que acessam o seu site 20% vão ler os artigos
  • 80% das pessoas que navegam pelo seu site, só 20% irá deixar o seu e-mail.

Lembrando que: se as pessoas que entrarem no seu blog, não tiverem o interesse em abrir os seus artigos pelos seus títulos, você perdeu tudo.

Você vai aprender a usar os quatro fatores essenciais para escrever títulos, como usar a psicologia para aumentar as ações e cliques e como usar as melhores palavras para capturar o interesse exclusivo de seu público.

Continue lendo este artigo para aprender como fazer títulos irresistíveis e que são clicáveis

  • O poder do título: Comece escrevendo os títulos primeiro
  • 4 Fatores essenciais para escrever títulos campeões
  • Aplicando a técnica A.I.D.C.A.
  • Exemplos de títulos magnéticos que funcionam
  • 50 modelos de títulos prontos para você usar sem medo
  • Exemplos de palavras de poder para usar nos seus títulos

 

Na geração que vivemos hoje a cada vez mais conteúdo na internet e menos tempo para ler. Sendo assim, você ao entrar num site de notícias, num blog ou nos seus e-mails e fica passando pelos títulos em busca daquilo que te chame mais a atenção?

 

Segundo estatísticas de 2015 nossa atenção é de 8.25 segundos, menor do que a de um peixe dourado que tem 9 segundos!

 

Chocante? Eu fiquei! Você pode ver detalhes das estatísticas aqui.

Você, assim como eu e para todos os criadores de conteúdo, nossa meta é fisgar o leitor pelos olhos!  E essa fisgada pode elevar o tráfego do seu site em 200%.

Além dos seus títulos serem essenciais, saber escrever um bom artigo será a combinação perfeita entre um título magnético e um conteúdo incrível. 

O Poder do Título: Porque Você Deve Escrever Seu Título Primeiro

Você demora quanto tempo para pensar no seu título? 3 minutos? Quase nada?

Se você quer escrever títulos magnéticos e ter conteúdos ainda melhores, comece pelo título. Claro que você já deve ter uma ideia do assunto que vai tratar no seu artigo ou no seu e-mail de vendas.

Por que?

Seu título simplesmente é uma promessa, uma curiosidade, a solução de um problema ou a mudança de uma vida. Então deve dizer claramente o benefício que seu leitor vai ter em troca do tempo valioso dele.

Essa promessa que fez antes da leitura, quando chegar no artigo propriamente, seu leitor vai fazer a engenharia reversa e ver se realmente você entregou o que prometeu. Isso ajuda muito.

Por isso, nunca se deve fazer uma promessa que não irá cumprir. Veja mais alguns dados interessantes:

  • Um outro dado que deve ser levado em conta, é que as pessoas leem somente as 3 primeiras palavras e as 3 últimas!
  • David Ogilvy, conhecido como o pai da publicidade, acredita que 1 entre 5 das pessoas que leem o seu título, leem também a introdução do seu texto.
  • Listas com número ímpar 7, 15 tendem a gerar 20% mais de cliques do que números pares. Segundo Debra Jason, copywriter profissional, eles são como doce para o nosso cérebro.
  • Guias com um passo a passo devem ter até 9 passos, mais do que isso o cérebro encontra dificuldade para processar mais do que nove passos de uma vez.

 

Não é à toa que 26% dos conteúdos com mais compartilhamentos do BuzzFeed são listas.

Os títulos podem gerar uma tonelada de tráfego para seu site, aumenta-los em 200% até 250%. Essas medições você consegue fazer no pelo Google Analytics, comparando o número de acessos antes e depois que você otimizou seu título.

E se você ainda não acredita no poder dos títulos, vou mostrar alguns exemplos.

A Upworthy é um dos maiores exemplos de conteúdos virais e títulos clicáveis.

O que fazem? Simplesmente escrevem 30 títulos diferentes para cada publicação que fazem. Então depois, escolhem o melhor título para a sua publicação.

Os títulos que criam são tão poderosos que já chegaram a 8.8 milhões de visualizações com visitantes únicos! Muito impressionante.

4 Simples Razões Para Escrever Títulos Magnéticos No Seu Site, Emails e Redes Sociais

  1. Criar títulos atraentes atraem muito mais leitores para o seu blog
  2. Aumentam a taxa de abertura e cliques nos seus e-mails de vendas
  3. Aumentam sua lista de inscritos com títulos que direcionam o tráfego desses leitores
  4. Aumentam engajamentos e cliques nas suas redes sociais

Agora, O Tamanho do Seu Título Importa?

Você deve estar se perguntado se isso faz sentido. Será mesmo? Segundo os títulos da KISSMetrics o tamanho importa! Quando pesquisamos por um conteúdo ele pode aparecer assim:

Mas, dependendo do dispositivo ou da pesquisa ele pode aparecer assim:

 

Então para que seu título não seja cortado, o ideal é que tenha entre 11 a 14 palavras, dependendo do tamanho delas. Se ele é cortado, os benefícios que traz também são.

Títulos curtos e poderosos segundo a KISSmetrics podem aumentar sua taxa de conversão em 40%!!  Muita coisa.

Cada elemento do seu texto tem um único propósito, é fazer o leitor ler o próximo parágrafo, e o parágrafo depois, e assim chegar até o final do artigo na call to action, ou chamada para ação, que você quer que esse leitor faça.

Então fica claro que se a pessoa chegou até seu blog e para no seu título, você está literalmente afundando no meio de um oceano de blogs.

#Dica Bônus: Esclarecer sobre o que é o seu artigo irá ajudar a ter mais cliques nele. Por exemplo, hoje os infográficos estão muito populares e você deve tê-los no seu site.

Segundo uma pesquisa que a HubSpot fez com 3.3 milhões de títulos pagos, aqueles que tinham um esclarecimento no título, como [Infográfico], [Vídeo], [Entrevista], etc. Tiveram uma performance 38% maior do que aqueles títulos que não tinham esse tipo de esclarecimento.

4 Fatores Essenciais De Como Escrever Títulos Irresistíveis

Quando o seu blog já tem uma audiência mais fiel, fazer uso de metáforas e usar outros tipos de títulos é mais comum. Mas se você tem um blog novo, os visitantes tendem a pensar um pouco mais de se vale a pena ler o seu artigo, se não vai perder tempo ali com tantos outros conteúdos online.

Claro que sempre teremos aquela parcela de leitores que gostam de conteúdos curtos, em listas ou visuais. Então separei os quatro principais fatores e são esses:

  1. Intimidade com o leitor

Mesmo se você ainda não tem uma grande audiência, é através do seu conteúdo que você será diferenciado.

A pesquisa que você fez foi transformada em um artigo que resolve o problema do seu leitor e explica (sem ser chato e sem encher linguiça) em um “como fazer”?

Quanto mais conectado você estiver com seu público alvo, mais os seus leitores ficarão interessados e curiosos para ler as suas postagens.

  1. Seja exclusivo:

Você escreve com clareza? O seu conteúdo é um tema em que seus leitores estariam realmente interessados em ler e aprender mais? Seu conteúdo não deve ser repetitivo, comum onde é encontrado e informado em vários sites e até nas redes sociais.

  1. Conteúdo incrível e relevante é o foco:

O seu conteúdo foi pesquisado a fundo em vários sites para ser compartilhado e tem as melhores informações do que qualquer outro site pode ter? E sem ser cansativo? Em primeiro lugar para chamar a atenção é seu título, em segundo é a sua introdução e em terceiro é seu próprio conteúdo.

  1. Palavra-chave com benefício:

A sua palavra-chave foi bem escolhida de acordo com a procura, concorrência e otimizada no seu post para você ter um retorno de tráfego a longo prazo? Além disso ele deve ser persuasivo, mais do explicar deve quebrar objeções.

O título perfeito deve resumir toda a essência do seu artigo com palavras poderosas.

 

Apresentando a Técnica A.I.D.C.A.

Se você já procura ou quer dar um boom nos seus artigos, já deve conhecer a A.I.D.A. Essa técnica já tem umas versões mais elaboradas.

É uma técnica também usada para vendas em sites, blogs de e-commerce e tem com simples objetivo de para atrair a atenção do leitor.

A – Atenção

I – Interesse

D – Desejo

C – Convencimento

A – Ação

Atenção: No início use uma palavra, frase, que chame a atenção do leitor. Ao final do artigo vou mostrar exemplos de palavras de poder para usar com esta finalidade.

Para despertar o interesse entregando no título o que seu leitor vai encontrar no decorrer do artigo, com uma combinação de benefícios e se possível, resolver um problema. Este artigo por exemplo é para saber como escrever títulos chamativos.

O desejo pode ser o despertar da curiosidade do leitor, unir o senso de urgência aos benefícios.

O convencimento vem antes da ação. Ser persuasivo tanto nos seus títulos quanto nos seus textos é importante para quando o leitor chegar na ação, ele já está convencido da decisão que deve tomar. Suas objeções foram quebradas.

Enfim, partir para a ação quando você quer que seu leitor tome uma ação como compartilhar o artigo nas redes sociais, comentar ou usar o “clique aqui” para continuar lendo seus artigos.

A Técnica Dos 4U’s: Combine As Duas Técnicas

Palavras tem Poder!

A técnica dos 4U’s pode ser combinada com a A.I.D.A. Ela é a parte persuasiva de como os seus títulos atraem a atenção e trazem inúmeras visitas para seus artigos.

Combine a técnica AIDA com a técnica dos 4Us, explorada abaixo:

  1. Crie um senso de URGÊNCIA

Você deve criar no leitor uma sensação de que ele irá perder uma grande oportunidade.

Quando se coloca uma urgência, no meio de várias abas abertas que estão competindo com a sua, seu leitor tem que estar propenso a parar o que está fazendo e ler seu conteúdo naquele momento. Até mesmo fazê-lo se inscrever para ler depois ou salvar o seu site nos favoritos.

      2. Ele tem que ser ÚTIL para seu leitor

Seu conteúdo deve ter uma utilidade para quem está lendo, buscando por aquilo. A pesquisa que você fez foi transformada em um artigo que resolve o problema do seu leitor e explica (sem ser chato e sem encher linguiça) em um “como fazer”?

      3. Deve passar a ideia de que seu benefício é ÚNICO

No meio de tantos blogs e conteúdo online, você já deve saber que não se deve copiar nenhum conteúdo. O seu conteúdo é único e tem informações que nenhum outro site do seu segmento tem?

Quanto mais original, quanto mais você tiver pesquisado aquele assunto para trazer algo único, de valor e que realmente irá ajudar, mais leitores você terá.

      4. E faça todas essas 3 coisas acima de forma ULTRA-ESPECÍFICA.

Seus possíveis leitores e audiência, tem perguntas, problemas, dúvidas, dores, medos, buscam por respostas para situações especificas. E se você puder dar a eles esses títulos ultra específicos e respostas para seus problemas, anseios você pode convertê-los em leitores fiéis e clientes.

Ou seja, mire como um raio laser para ter mais autoridade e mais conexão com seus leitores.

Depois de aplicar a parte técnica, veja alguns exemplos de títulos aqui do blog.

Exemplos de Títulos Magnéticos No Blog

13 dicas incríveis de como escrever melhor (você não pode ignorar a #8)

13 – Conteúdos em Listas são os mais fáceis de serem lidos

Dicas incríveis – conteúdo com dicas, mais do que isso, são dicas incríveis, palavra de poder.

De como escrever melhor – aqui é o benefício ou a palavra 

Você – É uma palavra de poder. Escrevo um artigo para todos e essa palavra torna mais pessoal, falando de um-para-um.

Não pode ignorar a #8 – Curiosidade no leitor, para abrir o artigo e ver qual a dica que não pode ser perdida. E também pode fazer com que o leitor vejo seu artigo até o final.

#Dica Bônus: Pergunte a você mesmo como se fosse um dos seus leitores: Porque eu leria o artigo desse blog, ao invés de tantos outros? Por quê? Descubra o valor dos seus conteúdos para a sua audiência.

Reveja o Equilíbrio Dos Seus Melhores Títulos

Pegando o exemplo do título acima, ele deve ter um bom equilíbrio entre palavras comuns, incomuns, de poder e emocionais.

  1. Palavras comuns

Para qualquer artigo deve ter um equilíbrio entre palavras. Isso irá te ajudar a montar uma estrutura de título que é lido enquanto prende a atenção do leitor

Tipo de conteúdo: Lista

Exemplos usadas no título: De, não, pode. Outras: sobre, ela, e, como, o que, seu.

 

Devem estar nos seus títulos de 20 a 30% de palavras comuns

   

   2. Palavras incomuns

Esse tipo de palavra é atraente o suficiente para prender a atenção do leitor. Esse tipo de palavra dá um benefício e conteúdo mais denso para seu título.

 Exemplos usadas no título: Melhor. Outras: atualmente, coração, bebê, aqui, mais, ano, social.

 

Devem estar nos seus títulos de 10 a 20% de palavras incomuns

 

  1. Palavras emocionais:

E o que seriam essas palavras? Palavras emocionais atraem o seu público-alvo não só para passar os olhos pelo título e sim, para clicar e ler. E uma vez que já estão lendo com um artigo ou texto com esse tipo de título, eles estão mais propensos a compartilhá-los.

Exemplos usadas no título:  Como fazer. Nesse caso como escrever.

 

 Devem estar nos seus títulos de 10 a 15% de palavras emocionais

     

     4. Palavras de poder: Use pelo menos uma nos seus títulos

Se quer ter cliques nos seus títulos, use pelo menos uma dessas palavras neles.

Assim como as palavras emotivas, as de poder são conhecidas por incitar uma ação em quem está lendo. Elas têm o seu poder único diferente das emocionais por que não são não nada comuns e bem atraentes.

Inspiram o leitor a tomar a ação na “call to action” do seu texto, artigo ou e-mail. Elas não são usadas em qualquer lugar e garantem muitos cliques!

Usada no título: Incríveis, Melhor e Ignorar. Mais exemplos de palavras de poder você encontra depois dos 50 modelos de títulos que separei para você.

 50 Modelos de Títulos Prontos Para Você Usar

Chegando nos finalmentes! Nessa parte, você vai encontrar templates de títulos magnéticos prontos e que vão impulsionar o tráfego do seu site.

Tem pessoas que ainda tem dúvidas quanto a fazer um título com um modelo pronto, se não é melhor ser original nos títulos.  Fazer o uso de modelos de títulos prontos que funcionam não é errado.

Existem títulos que são muito usados porque realmente funcionam, geram mais visitas e cliques do que se você fosse inventar um título. Hoje é muito raro, até para um profissional Copywriter escrever um título 100% original.

Portanto, não tenha medo de substituir algumas palavras dos modelos aqui e adaptá-los com a sua palavra chave para que esses títulos se encaixem no seu mercado/oferta/clientes.

Aviso: Você só deve substituir o que estiver entre “[ ]” pela sua palavra-chave ou algo relacionado mercado/oferta/clientes.

Listas – São fáceis de serem lidas

  • 5 maneiras para você [Fazer algo]
  • 101 [dicas/outra] para [Causa/Processo]
  • 80 ferramentas incríveis para [Audiência]
  • As 19 melhores [Utilidade/Sua Preferência]
  • 7 melhores caminhos para conseguir [mais leads] que todos [Seus Clientes] deveriam saber
  • 7 sinais que [sua estratégia] de [marketing digital] está errada.
  • 5 fatores [pouco conhecidos] que podem afetar [suas vendas/conversões de suas landing pages].

Veja um exemplo: 5 maneiras de como ganhar dinheiro na internet e um simples passo a passo (A #5 é a melhor)

Como fazer – Um dos modelos mais efetivos. – O guia (absolutamente) completo]

  • Como fazer […] usando […] para […] – O Guia Completo.
  • Como fazer […] em [número] simples passos.
  • Como construir [assunto]
  • Como [divulgar seu blog] de [maneira eficiente] – O Guia Completo.

Veja um exemplo: Como criar seu negócio online do zero com 8 estratégias (garantido!)

 Por que – Você dá uma razão para o leitor tomar uma ação

  • 7 Razões do por que […] [usar um verbo] […]
  • Porque você deveria […] para […]
  • Porque [assunto] é importante para [realizar/conquistar uma meta]

 O que [pessoa de autoridade] pode ensinar sobre [assunto]

  • O que Jack Dorsey pode nos ensinar sobre Marketing no Twitter.
  • [Número] Lições de [assunto] que aprendi com [pessoa influente]

Alarmantes – Apresenta uma solução para o (s) problema (s)

  • Você realmente já fez […] para alcançar estes resultados?
  • Não destrua sua […]! 8 erros mais comuns.
  • 5 problemas de […] que podem[…]
  • O que fazer se você estiver cometendo estes [tipos de erros/problemas] comuns
  • A verdade sobre […] que ninguém nunca te conta.

Veja um exemplo: [Infográfico] 7 Medos Bem Conhecidos  Que Deixa Você Empreendedor Acordado a Noite (E Como Resolver)

Simplicidade – Para aqueles que gostam de conteúdos simples, curtos

  • 5 maneiras fáceis de simplificar o Seu […]
  • Como se livrar de uma vez por todas do seu [Problema]
  • Conseguir [resolver um problema] nunca foi tão fácil.
  • Consiga […] sem desperdiçar seu [Tempo/Dinheiro].
  • 3 simples passos para um excelente […]

Veja um exemplo: 6 Tendências do  Marketing Digital Que Irá  Transformar 2017

Usando pessoas influentes, autoridade, prestígio – Prova social para títulos

  • O segredo [alguém] que não querem que você descubra.
  • 5 coisas que seu [alguém próximo] não te conta.
  • 3 caminhos para se tornar um respeitado […]
  • O segredo de […]
  • Torne-se um excelente […]
  • 15 Segredos para ser bem-sucedido em […]
  • Os 5 simples princípios escondidos atrás [de algo complexo]

Promessas ousadas – Muito comum para landing Pages, convertem em vendas.

  • O único [assunto/método/livro] que você vai sempre precisar [saber/ter]
  • O guia Definitivo para [..]
  • Os únicos 7 passos para […]
  • Tudo o que você precisa saber sobre […]
  • Aprenda como [assunto]

Veja um exemplo: [Infográfico] Como parar de procrastinar com método simples em apenas 5 segundos

 Usando títulos um pouco estranhos – Nada convencionais

  • Porque [algo chato] é o caminho mais rápido para [algo incrível]
  • Eu não me arrependo de [realizar/fazer/usar tal coisa]. Mas veja o que eu teria feito de diferente.
  • Porque [poupar dinheiro] é como [gastar dinheiro]
  • Você viu a [propaganda de cerveja] nos [desenhos infantis]?

Erros – Todos cometemos em algum momento

  • Você também comete estes [número] erros na Hora de […]?
  • 5 erros mais comuns que [sua audiência] comentem.
  • […]: 11 Erros que Você Não Sabe que Você Está Cometendo
  • Não Cometa Estes [número] Erros Quando Você […]

Títulos com Perguntas – Em que você fica imaginando a resposta

  •  Você sabe o que mantém seu […] melhorando sempre?
  • Você conhece o que é mais importante […]?
  • O que aconteceria se você conseguisse [grande oportunidade/realização]?
  • O que acontece se você combinar […] com […]?

 

Exemplos de Palavras de Poder:

Grátis, Novo, Gratuito, Você, Dinheiro, Guia, Garantido, Elite, Expert, Economizar, Fácil, Amor, Incomum, Descoberta, Melhor, Resultados, Saúde, Aprovado, Dominado, Como, Agora, Anuncia, Rápido, Apresenta, Perfeito, Chegou, Ridícula, Lançado, Recém Chegou, Importante, Progresso Importante, Simples, Surpreendente, Sensacional, Incrível, Inesquecível, Revolucionário, Milagre, Mágica, Completo, Conselho Para, Oferta, Desejado, Desafio, Comparar, Desconto, Idiota, Última Chance, Essencial e Desconhecido.

 

Conclusão:

  • Saber como escrever títulos é algo que deve ser bem pensado e escolhido. Fica mais fácil quando você pode usar exemplos de títulos que já funcionam e adaptá-los para você.
  • Sempre escreva o título primeiro: E depois pense em como ele pode ficar melhor. Prenda a atenção do seu leitor: Entregue uma promessa e cumpra no decorrer do artigo
  • Tenha intimidade com o seu leitor: O quanto mais você conhecer seu público e o que estão procurando, mais interessados ficarão nas suas postagens.
  • Use a técnica A.I.D.C.A. para ter mais atenção dos seus leitores: Atenção, Interesse, Desejo, Convencimento e Ação. Combine essa técnica com a dos 4Us.
  • Títulos com “Como Fazer”, “5 Maneiras” e Porque você” são os títulos mais usados e mais eficazes.
  • Não se esqueça de usar palavras de poder ou emocionais para fisgar a atenção do seu leitor. Você só tem 8.25 segundos.

Você já escreve títulos sensacionais para seus leitores? Comente aqui embaixo!

Conhece alguém que esse conteúdo vai ajudar a gerar um tráfego massivo de visitantes? Então compartilhe!   

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