Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/melho421/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3091
13 dicas incríveis de como escrever bem (você não pode ignorar a #8)
Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/melho421/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3091

Saber como escrever bem pode parecer difícil e ainda mais quando escrevemos para outras pessoas lerem, e a sua escrita e seu conteúdo tem que ser bom e agradar seus leitores.

Você já sentiu isso? Começa a ficar nervoso e sente as mãos suando.

Você sabe que este é seu trabalho, fazer com que essas ideias fluem naturalmente. Você confia no que faz. Tem aquela ideia perfeita para escrever um artigo e de repente ver essa ideia se perder no texto de uma hora para outra? Talvez suas ideias não sejam boas.

Ou talvez

Você tem medo de estar errado. Você tem medo de deixar seu emprego que detesta para se dedicar a seu próprio negócio. Você tem medo de não ter o lucro que precisa e não ter apoio para traçar um novo caminho para melhorar sua vida.

Sua mente tem autodefesas  

Você vai ficar sem fazer nada? Ser um empreendedor e gerar receita com blog, pode te fazer repensar. Mas, você quebra suas autodefesas por que você pesquisou, estudou e comprovou que isso é possível.

Você está no caminho certo

O segredo está na sua mente. Seu pensamento é otimista, você está trabalhando de modo progressivo e não para provar aos outros que está certo, provar seu ponto de vista.

A sua intenção é ajudar seus leitores a entender melhor aquela dor, aquele erro que deixa ele acordado a noite e encontrar no seu conteúdo a solução para o que está passando. Assim como eu encontrei as respostas para as minhas.

Você achou essa introdução interessante? Se identificou com ela algum momento?

Acredito que tenha!

Quer saber como ter essas ideias perfeitas para usar nos seus artigos?

Continue lendo este artigo que você vai aprender mais como escrever bem e melhor com base nas dicas usadas neste artigo:

  • 3 elementos para escrever bem e melhor
  • Repetição de texto: Regra do Três
  • 10 principais técnicas de escrita

 

Por onde começar?

Para prender a atenção do leitor, usamos de persuasão e técnicas de escrita, principalmente para blogs, para que a leitura pela internet seja objetiva, rápida e proveitosa.

3 Elementos principais de uma boa escrita        

Há três elementos principais que seu texto deve ter. Pode parecer difícil tirar ideias da cabeça e trazê-las de forma interessante, mas não é.

Quer saber como ter essas ideias perfeitas para usar nos seus artigos?

Título

O título deve chamativo e conter tudo o que trará no artigo. É a principal maneira que irá chamar a atenção do leitor. E como você pode fazer isso?

Utilizar título que traz uma solução, um benefício para o leitor. Pode ser combinada com uma certa urgência em ler.

Conteúdo é algo único e que ele vai perder se não conferir o que está escrito, pode ser a chave para o título ideal.

Leia mais: Como escrever títulos irresistíveis e impossíveis de não serem clicados – O Guia Completo

Introdução

Iniciar o artigo com uma pergunta ou na introdução contar uma breve história que faça o leitor se identificar, como você viu na introdução deste artigo, é uma das técnicas usadas.

A sua introdução deve conter um resumo de todo o conteúdo que seu texto irá apresentar.

A introdução não deve ser chata por que mesmo se o restante do conteúdo for relevante, ninguém vai querer ler.

Quem lê seu artigo deve sentir que será compreendido e que aquele conteúdo realmente fará diferença em sua vida.

Chamada para a ação

Compartilhar um post, clicar em um link, comentar o artigo, abrir um link para leitura de outro artigo, são algumas ações que queremos que leitor faça quando acessam nosso blog.

Fazer com que todo o conteúdo seja interessante o suficiente para que quem lê e sinta vontade de tomar essas atitudes, é a chave para que seu site tenha bastante tráfego.

É com esses 3 elementos essenciais que você tem o ponto de partida para um texto perfeito.

As melhores dicas de como escrever bem

Além dos 3 elementos essenciais vamos as melhores técnicas que não pode faltar na produção do seu artigo.

 

Repetição de palavras no texto

Nós costumamos procurar padrões e reconhecer rostos humanos em objetos, nuvens, natureza, luz. O nome pode não ser muito familiar, chamada Pareidolia.

Explicando em sua forma mais simples, cria uma sequência na cabeça da pessoa, que faz com que as palavras sejam guardadas de maneira mais fácil.

Essa repetição de palavras cria um aspecto de “prazer” para o cérebro, fazendo com que a assimilação do assunto seja maior e para que ele funcione, a palavra deve ser repetida apenas três vezes.

“Você tem medo de não obter sucesso como empreendedor. Você tem medo de deixar o seu emprego seguro. Você tem medo de não ganhar o suficiente e não ter o apoio da sua família”.

Conhecida como Regra do Três. Mais do que três, o texto fica cansativo e as pessoas acham exagerado. Menos do que três não é suficiente para identificarmos um padrão.

Assim você absorve o conteúdo com mais facilidade.

 

Como Fazer um Artigo Escaneável?

As pessoas hoje costumam ler cada vez mais rápido na internet e por incrível que pareça, a tarefa de ler pela internet para alguns não é tão atrativa.

Ainda mais se o texto tiver no estilo “unidos venceremos” todo junto, sem espaço, ninguém vai querer ler. Seu leitor vai pensar que vai demorar muito tempo para ler.

Para você tornar o artigo mais chamativo e interessante, vou mostrar algumas dicas que farão a diferença na hora da sua escrita!

     1. Imagens

A imagem tem um resultado muito positivo nos artigos e tem o objetivo de dar uma “quebrada” na leitura. Soa como um descanso para os olhos. Ela não deixa o texto cansativo e as pessoas leem mais quando um artigo tem imagens (e de qualidade).

    2. Subtítulos

É bom usar sempre que puder. Eles ajudam a orientar o texto, completam a introdução e te dá uma amostra do conteúdo que será tratado ao longo do artigo.

    3. Espaçamento

É uma das coisas mais importantes que seu texto tem que ter.

Ele deixa seu texto com um visual agradável para leitura online. Quando vemos um artigo com as letras todas juntas, não dá vontade de ler, aparenta ser um texto chato e a pessoa vai sair do site sem querer navegar por ele.

Deixe os parágrafos com frases curtas. Uns com 3 linhas, com 4 e outros com até 5 linhas.

    4. Frases

Não abuse delas! As frases costumam vir depois de uma imagem, servem não só como descanso para a leitura, mas também para expressar melhor aquele sentimento ou ação que você deseja passar.

 

Palavra-chave

O conteúdo deve possuir uma palavra chave e seja direcionada para o que vai conter no texto. Usei aqui a palavra como escrever bem que além de ser o assunto do artigo, é um termo que é muito buscado no Google mensalmente.

Esse método facilita na hora de procurar o termo e faz com que a pessoa que estava procurando aquele assunto, encontre o seu blog ou site.

Os pontos principais que ela tem que estar presente é nos títulos, em subtítulos, no primeiro parágrafo, decorrer do texto e nos parágrafos finais também.

Tudo depende de quantas palavras vão existir em seu conteúdo e qual a intensidade no enfoque que você deseja dar a essa palavra-chave.

Ortografia

Não existe coisa mais feia em um texto do que erros de ortografia.

Pode até fazer com que o seu texto não tenha o menor sentido.

Uma boa dica para revisar seus textos é primeiro escrevê-lo sem se importar com os erros. Depois de escrever quando for editar, no Word você automaticamente corrige rápido e fácil sem deixar algum erro passar.

 

Quebre objeções!

Aprender a decifrar o que eu seus leitores querem em um primeiro momento pode parecer difícil. É importante saber primeiramente quem é seu público alvo, quais são os seus problemas e o que mais buscam saber.

Acabe com qualquer questionamento respondendo suas dúvidas, dores e propondo a solução em seu texto.

Mostre respostas para as perguntas que são feitas, como por exemplo: “Como trabalhar em casa mesmo que você não tenha muito tempo livre”.

Na frase usada como exemplo há um método e uma solução. Antes que haja uma objeção sobre trabalhar em casa o título já diz que quem não tem muito tempo livre também pode utilizar das dicas que serão dadas.

 

Listas

As listas são muito mais fáceis e rápidas de serem lidas. São mais atrativas por dar a impressão de que você não vai gastar tanto tempo para ler e pode trazer a mesma solução de um artigo mais longo.

Elas também dão um visual mais bonito ao texto.

 

Evite abreviações

Oh My God – Ai meu Deus!

Ao escrever um artigo, seu objetivo é alcançar o maior numero de leitores possíveis, não é mesmo?

Segundo a A.D.C.G. colocar abreviações ou palavras técnicas que as pessoas não entendem, pode fazer com que o leitor tenha uma impressão negativa do seu artigo. O melhor e ideal é sempre escrever da forma mais simples e informal.

 

Escrever sem redundâncias

A famosa técnica de “encher linguiça” que podia até funcionar na época da escola, mas isso não acontece em um artigo na internet.

Escreva seu conteúdo sem enrolar para preencher um parágrafo, explicando mais um pouco sendo que não precisava.

Ficará claro que quem escreveu o artigo não tinha mais o que falar e só queria preencher espaço.

Uso de palavras de persuasão

São poderosas e tornam seu conteúdo mais tentador.

Palavras de persuasão fazem com que o leitor tome alguma atitude em relação aquele texto. Palavras como:

  • Grátis
  • Agora
  • Fácil
  • Incrível

Usar palavras de transição

As palavras de transição organizam melhor as ideias do seu texto, fazendo com que ele flua melhor e de maneira mais harmônica, tornando impossível se perder durante o artigo.

Elas podem ajudar a iniciar ou encerrar o texto, como:

  • Por outro lado
  • E
  • Logo depois
  • Ao mesmo tempo
  • Enfim
  • Mas
  • Portanto

 

Conclusão:

Relembre as dicas de como escrever bem que vimos aqui:

Dica #1: O seu título é a principal maneira de chamar atenção para seu artigo.

Dica #2: A introdução não deve ser chata, você pode começar com uma pergunta ou contando uma breve história.

Dica #3: Todo texto deve ter uma chamada para a ação, o que você deseja que os leitores façam.

Dica #4: Regra do três: repetir por três vezes as palavras que você quer dar ênfase para criar um padrão e assim memorizar mais facilmente.

Dica #5: Fazer um artigo escaneável é simplesmente deixar o texto fluir adicionando

Imagens que tem a ver com artigo e que seja de qualidade. Colocar subtítulos sempre que puder e deixar o texto com frases curtas, dando mais espaçamento entre um parágrafo e outro.

Dica #6: O uso de palavras-chave é necessário para que seu artigo seja encontrado nas buscas e que essa palavra tem que ter certa relevância.

Dica #7: Erros de ortografia são muito feios, então revise-os antes de postar.

Dica #8: Quebre as possíveis objeções dos seus leitores ou clientes trazendo um conteúdo de valor respondendo suas dúvidas e apresentando as soluções para um problema.

Dica #9: São as preferidas dos leitores, pois escrever em listas ajuda a digerir melhor o texto e a ler mais rápido.

Dica #10: Não use abreviações nos seus textos por que muitos não vão entender.

Dica #11: Não fique enrolando e estendendo um assunto só para preencher espaço por que as pessoas vão perceber e o texto fica sem conteúdo de valor.

Dica #12: Usar palavras de persuasão geram ações, empatia, reciprocidade e outros sentimentos de interesse e urgência em quem está lendo.

Dica #13: As palavras de transição irão ajudar seu texto ficar mais amarrado, fluir melhor de um parágrafo a outro do início ao fim.

Use essas dicas e tenha sucesso em seus conteúdos sem quebrar a cabeça para escrever bem!

Não deixe que exista um bloqueio criativo e que seu site perca visitas deixando se seguir essas dicas de como escrever bem.

Você já está usando essas dicas nos seus artigos? Comenta aí aqui em baixo. Se gostou desse artigo compartilhe com seus amigos.

Tenho certeza que você irá gostar também:

Como Escrever Títulos Poderosos E Que Não São Igno... Você quer saber como escrever títulos atraentes como um imã e que não ignorados por 80% das pessoas, ao invés de 20%? Claro que gostaria! Aprenda ...
13 Ideias Populares De Como Criar Um Artigo Para S... Saber como criar um artigo sensacional é essencial para a sua estratégia de produção de conteúdo. Você já abriu o Word, ficou olhando para a tela e...
13 Dicas Incríveis De Como Escrever Bem (Você Não Pode Ignorar A #8)
Classificado como: