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13 Ideias Populares De Como Criar Um Artigo Para Seu Blog Que Você Precisa Saber

Saber como criar um artigo sensacional é essencial para a sua estratégia de produção de conteúdo.

Você já abriu o Word, ficou olhando para a tela em branco e não surgiu nenhuma ideia de como criar um artigo?

Ou então ficou horas pesquisando um assunto, selecionou e criou o texto, mas este artigo não gerou quase nada de acessos e repercussão?

Você não está sozinho!

Entender como criar um artigo incrível que toque a sua audiência e que faça ela querer voltar para o seu blog, nem sempre é fácil.

Mas claro que não é impossível. Talvez o que está acontecendo com você seja um bloqueio criativo.

Para que isso não aconteça e você fique empacado enquanto vê seus concorrentes conquistando mais pessoas com um marketing de conteúdo incrível, você precisa conhecer 13 técnicas “infalíveis”, que farão seus artigos decolar.

Saiba que:

  • 94% das pequenas empresas estão usando marketing de conteúdo para alavancar suas vendas.
  • Produzir conteúdo faz as pessoas lembrarem de você 56% mais em relação a não produzir conteúdo e apenas vender.
  • 90% dos consumidores acham conteúdo personalizado útil.
  • 78% dos diretores de Marketing acreditam que conteúdo personalizado é o futuro do Marketing.
  • 42% dos profissionais de marketing B2B se dizem eficazes no marketing de conteúdo.

Continue lendo esse artigo para saber as sacadas que te ajudarão a escrever artigos com facilidade e, acima de tudo, com valor e conteúdo incrível.

  • A maior sacada que você pode ter ao criar um artigo
  • Antes de tudo: Qual é a sua palavra-chave?
  • As 13 técnicas poderosas para criar um artigo
  • Os 3 tipos de artigos campeões de busca e acesso

 

A maior sacada que você pode ter ao criar um artigo:

Você precisa apenas pensar em uma única coisa ao criar o seu artigo, que é simplesmente:

Pensar no que as pessoas querem no seu nicho ou segmento”.

Você achou que era difícil produzir um texto pata a sua audiência tanto quanto fazer um cálculo de álgebra avançada?

Engano seu. Você até já sabia disso, mas a chave para bons conteúdo é ir atrás dos questionamentos, dores, dúvidas, medos da sua persona sobre determinado assunto relacionado ao seu segmento.

Ter um conteúdo interessante é uma das 3 maiores razões pelas quais as pessoas seguem marcas nas mídias sociais.

O leitor segue uma sequência quando entra em um blog.

  1. Ele lê os títulos do seu blog procurando aquele que mais chame a atenção
  2. Leem a introdução do seu artigo
  3. E então eles leem o todo o conteúdo do seu artigo, se for interessante

Por isso, é importante chamar a atenção do leitor logo no início do artigo. Depois de convencê-lo pelo título de que ele entregará o que promete.

 

Antes de tudo: Qual é a sua palavra-chave?

A primeira coisa a se fazer quando se escreve um artigo, é saber qual a palavra chave que você irá usar para que seus leitores encontrem seu conteúdo.

E para facilitar o seu entendimento, vou usar o exemplo de um artigo aqui do Melhore A Sua Vida Hoje de um artigo já publicado sobre negócios online.

O Melhore A Sua Vida Hoje é um site que ensina negócios online, através do marketing digital para você ser um profissional no seu segmento, trabalhar menos tempo com mais liberdade e gerar mais receitas em um novo life style, estilo de vida, que só depende de você.

Sabendo disso, um dos temas para escrever artigos é sobre como criar um negócio online. Afinal, para se ter todos os benefícios que ser empreendedor traz é preciso conhecer o tema e saber como construir o seu próprio negócio do zero.

Então, com um esboço do tema, você só precisa complementar. E encontrar a palavra-chave certa para esse artigo, assim como termos mais longos que servem de apoio e complemento para seu artigo.

E para saber o que seu leitor está buscando, vamos acessar a maior ferramenta conhecida de todos e leitor de mentes: O Google.

Google Adwords Keyword Planner

É com a ferramenta gratuita do Google Adwords que você vai trabalhar para encontrar a palavra-chave perfeita para seu artigo de acordo com o seu segmento.

Usando a palavra-chave do exemplo de artigo sobre negócios online, vamos saber qual a quantidade de buscas mensais realizadas com esse termo.

A ferramenta mostra a quantidade de pesquisas mensais para o termo: 5400 buscas. É um número bom de buscas mensais, com uma concorrência média.

Agora, é importante ficar esperto para os erros de ortografia! Repare que a última palavra está escrita sem acento e ainda assim tem uma grande quantidade de buscas: 4400.

O que na maioria das vezes as buscas com erros de ortografia são bem menores. Por isso, saber como escrever bem irá te ajudar muito quando for escrever um artigo.

E a partir dessa pesquisa de palavras-chave você irá produzir uma pauta de conteúdo e montar os títulos dos seus artigos em cima da pesquisa de palavras-chave que você irá fazer no Google Adwords.

Dica Bônus: Use a MozBar

Uma outra ferramenta gratuita que te ajuda a buscar nos seus concorrentes os melhores artigos é a MozBar.

A extensão MozBar mostra que essa palavra tem uma dificuldade de 12%, assim como as seguintes métricas para o resultado:

  • Pesquisas Mensais 851 – 1.7k
  • Oportunidade de 100 % nela
  • Prioridade de 71

Analisando as outras métricas da pesquisa pelo Google para o resultado #1:

  • PA (Page Authority) de 25. – Autoridade da Página específica
  • DA (Domain Authority) de 22. – Autoridade do domínio o site como um todo
  • 3 domínios, no total, linkando para essa página.
  • 564 links apontando para essa página.

Agora, com esses dados que você pesquisou, coloque em uma planilha. Você pode usar a do Google Drive.

Organize por colunas e ela vai ficar assim (termo / pesquisas mensais exatas / concorrência / PA / DA / Links / Domínios.

As 13 ideias fantásticas de como criar um artigo

#1: Faça um Conteúdo TOP

Um artigo TOP é aquele artigo que tem um conteúdo “em massa”, com grande quantidade de informações, como 50 sites para encontrar imagens para seu blog.

Esse é um artigo que traz muitas dicas úteis para quem está procurando e com certeza vai querer acessar.

Sempre que você for escrever, busque escrever algo que realmente irá ajudar, resolver um problema para a sua audiência.  Quem deseja escrever artigos para blogs e seria muito mais útil do que aqueles artigos que falam e não saem do lugar.

Esse conteúdo será a chave para ficar entre os mais vistos, mais acessados e mais compartilhados.

#2: Ofereça um Conteúdo Rico em Informações

Quantas vezes você já fez isso? Pesquisou um termo na internet, rolando pelos títulos, páginas, encontrou um artigo sobre o termo pesquisado, só que você mal leu porque não era o que você pensava, e em seguida, saiu do blog sem ver sequer outros artigos.

Fiz isso muitas vezes.

Agora e se esse blog fosse seu? Daí a coisa fica complicada, não?  Simplesmente significa que meu blog e meus artigos são superficiais e não estão ajudando ninguém.

Escrever um texto que os leitores abrem o seu site, leem, acham o único, de valor deve ser sua estratégia Nº 1.

Para escrever um artigo que gere valor você precisa pesquisar a fundo o assunto.

#Dica Bônus: Um atrativo bastante divulgado e usado hoje nas estratégias de Marketing Digital é oferecer um e-book com várias dicas de pelo menos 10 páginas sobre um tema bastante buscado, e que tenha a ver com os assuntos do seu blog, e dê como presente em troca do e-mail delas.

Dessa forma você poderá entregar ainda mais valor para audiência e ainda vai adquirir e-mails para iniciar uma lista de e-mails.

Além do e-book, você pode oferecer aulas em vídeos ou até mesmo PodCasts.

#3: Realize Estudo De Caso

Você tem um cliente que obteve resultados fantásticos com um curso seu? Você testou uma nova estratégia e conseguiu fazer muitas vendas e gerar altos lucros?

Esses podem ser temas de um artigo seu.

As pessoas normalmente se interessam por histórias de outras pessoas e, além disso, elas olham para o estudo de caso e pensam: “ Se ele conseguiu, eu também consigo”.

Portanto, estudo de caso é uma ótima alternativa para quando você não souber como criar um artigo.

#4: Use Pessoas Influentes Do Seu Segmento

Certamente você já deve ter visto textos do tipo: “Os 10 livros indicados por Bill Gates” ou então “As músicas que Steve Jobs ouvia para ter foco”.

 E se visse este: “5 estratégias das 5 maiores blogueiras de moda para rentabilizar seu blog.”

Se você visse um título assim, você se interessaria em ler esse texto? Imagino que sua resposta foi sim, principalmente, se você tem um blog ou pretende ter um.

Esses são grandes exemplos de artigos que utilizam pessoas influentes como tema.

Se apoiar no ombro de gigantes irá te ajudar a “pegar emprestado“ a autoridade sobre o assunto que essas pessoas têm e dar mais credibilidade para seu blog.

Portanto, se você não souber como criar um artigo, uma opção é pesquisar e se basear em conselhos e dicas de pessoas famosas ou com grande autoridade no seu mercado.

 

#5: Dê a Sua Opinião

Nas redes sociais o que mais se vê são pessoas dando opinião delas. Normalmente esses posts são também os que geram maior repercussão.

Isso acontece porque produzir conteúdos interativos é uma forte tendência do marketing digital em 2017 e quando você dá sua opinião você abre espaços para interações mais pessoais e engajamentos.

Claro que o aconselhável é que você dê sua opinião a respeito de assuntos que fazem parte da sua vida ou do seu negócio. Não vá escrever sobre política ou religião.

Se você der uma opinião embasada e mostrar argumentos consistentes, as pessoas vão te respeitar por isso.

 

#6: Faça Review de Um Produto

Você já deve ter visto um vídeo de Review no YouTube ou na sua lista de recomendações deve ter visto algum.

A maioria dos consumidores busca ouvir a opinião de outros antes de fazer uma decisão de compra, logo, quando você escreve um review de produtos você chama a atenção das pessoas para o seu artigo.

Melhor ainda é se você for afiliado do produto que está fazendo a análise. Dessa forma você poderá rentabilizar seu artigo de forma muito eficiente.

Geralmente esses artigos possuem títulos do tipo: “ Curso de Marketing Digital Funciona?”

#7: Conteúdo Multimídia

Uma ótima maneira de como escrever um artigo é não escrever somente um artigo.

Eu sei que essa frase deve ter de deixado confuso. Eis a explicação: Cada vez mais as pessoas buscam por conteúdos interativos. Por isso sempre que você for escrever artigo, busque produzir algo que seja multimídia.

Que tal escrever um artigo e junto a ele um vídeo? Dessa forma você estará agradando os que preferem conteúdos visuais e também aqueles que optam por fazer uma leitura.

 

#8: Faça Entrevistas

Muito popular no YouTube e crescendo essa modalidade cada vez mais. Escrever artigos no formato de entrevista é uma ótima forma de alcançar novos públicos.

Isso acontece porque as pessoas adoram ser entrevistadas e normalmente compartilham esse fato. Isso significa que você poderá conseguir muitos visitantes através desse artigo.

 

#9: Respondendo Perguntas Frequentes

Um dos principais objetivos que você pode ter ao criar um artigo é responder as dúvidas das pessoas.

Normalmente você poderia fazer uma pesquisa por palavras chaves ou então imaginar quais são as dúvidas e perguntas dos seus leitores.

No entanto, a melhor forma de responder as perguntas certas é perguntando quais são elas. Um post no Facebook ou um comentário em um vídeo no YouTube podem ser vir de motivador para que quem te acompanhe enviar várias dúvidas.

Assim você terá materiais para criar artigos por muito tempo.

#10: Todos Cometemos Erros

A verdade é que todo mundo erra. E a melhor maneira de evitar os erros e sabendo que eles existem. Artigos que falam sobre erros cometidos tendem a fazer muito sucesso.

As pessoas gostam de saber o que é errado para assim fazer o certo.

Os 3 tipos de artigos campeões de busca e acesso   

#11: Mostre As Pessoas Como Fazer

A maioria dos usuários na internet sabe o que fazer, só não sabe como fazer. Por exemplo, talvez você saiba que criar uma lista de e-mails é importante, mas pode não saber como criar uma.

Por isso que escrever artigos com títulos do tipo “como fazer” é sucesso garantido. Esses artigos podem ser criados baseados, inclusive, nas dúvidas que você recebeu.

#12: Mostre as Pessoas um Porque

Se você quer convencer alguém a fazer algo você precisa mostra uma razão para isso. Você deve mostrar um porquê. Para isso nada melhor do que criar títulos do tipo: Por que você não gosta de falar sobre ganhar dinheiro?

A partir disso, você mostrará baseado em experiência própria e em números porque é tão interessante investir em marketing digital.

#13 Faça um Artigo em Listas

Listas chamam a atenção, tem informação rápida e direta.

As listas atraem as pessoas de maneira impressionante.  Por ser muito fácil de ser gerida são as favoritas das pessoas. Quem se interessa por determinado tipo de música vai quer saber a lista das 50 músicas mais tocadas. Ou os 7 livros indicados por uma celebridade e por aí vai.

Portanto busque escrever artigos em um formato de lista. Vou dar um exemplo de título em lista aqui no blog para analisar por partes.

7 Passos fáceis para gerar mais tráfego para seu site ou blog (garantido)

7 – Listas.  7 é uma quantidade considerada ideal e um número de sorte ou místico para muitos.

Passos Fáceis– Para facilitar a vida do leitor

Gerar mais tráfego – É o benefício que você traz para o leitor.

Para seu site ou blog – Para todos aqueles que tem ou quer ter um

Garantido – Gera uma ação, o leitor irá realmente conseguir resultados com ele.

Para ler o artigo completo sobre esses 7 passos é só ler aqui.

 

Conclusão

Você já se sente preparado para criar artigos incríveis?

E, para terminar, eu quero muito saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe sua resposta aqui nos comentários sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você já está usando e deseja compartilhar aqui!

Agora é a melhor hora para você transformar os seus artigos. Faça uso dessas dicas fantásticas nos seus próximos artigos escrevendo um texto claro, persuasivo e viral que você não havia escrito até agora.

Você conheceu então as 13 maneiras fantásticas de como criar um artigo e fica mais fácil quando se tem várias opções para explorar.

  1. Faça conteúdo TOPs
  2. Ofereça um conteúdo rico em informações
  3. Estudos de Caso
  4. Use pessoas influentes do seu segmento
  5. Dê a sua opinião
  6. Faça review de um produto
  7. Adicione conteúdo multimídia
  8. Faça Entrevistas
  9. Respondendo perguntas Frequentes
  10. Mostre as pessoas como fazer
  11. Mostre as pessoas um porquê
  12. Faça um artigo em listas
  13. Todos cometemos erros

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