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Como Criar Uma Lista de Emails de Maneira Inteligente e Rapidamente
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A sua meta é construir rapidamente uma lista de e-mails? Mais de 200 bilhões de mails são enviados todos os dias. Aprenda 20 maneiras de como construir rapidamente sua lista de emails.

Imagine que você pudesse ter um contato direto com seus possíveis clientes.

Imagine que você pudesse vender várias vezes para a mesma pessoa pela internet.

Imagine não precisar investir dinheiro para que sua audiência veja os seus conteúdos.

Essa é a mágica de como criar uma lista de e-mails. Ela é sua estratégia #1!

Você possui uma meta de assinantes para a sua lista? 5.000 mil? 15.000 mil ou 100.000 mil em um ano?

Tudo isso é possível através de uma lista de e-mails. É uma estratégia de marketing digital que tendo como objetivo construir essa lista de inscritos ativos, enviar mensagens para que interajam com você e estes leitores se tornem compradores.

Além de construir um relacionamento com seus leitores través dessa lista e que leem seu conteúdo. Também irei de mostrar a melhor ferramenta de e-mail marketing para crescer sua lista.

Pensando nisso, fiz uma seleção para você das melhores maneiras de como construir essa lista que tem funcionado muito bem.

Continue lendo artigo para aprender mais sobre como construir sua lista de e-mails rapidamente

  • Por que você não pode deixar de construir sua lista?
  • 12 maneiras de como construir e crescer sua lista de inscritos
  • 8 locais que você não pode deixar de ter um box de captura
  • A melhor ferramenta de e-mail marketing para quem está começando
  • Teste a combinação certa

 

Por que você não pode deixar de construir sua lista?

Crédito imagens BigStock.

A lista de e-mails é o maior ativo que você pode construir na internet. As razões para você construir sua própria lista de inscritos são bem claras e simples:

As suas curtidas no Facebook não são suas, são do Facebook. Seus retweets e postagens no Twitter também não são seus. As redes sociais não são suas.

A qualquer momento o Mark Zuckeberg pode excluir sua conta – muitas vezes sem motivo – e acabar com todo seu investimento. Qualquer rede social basicamente como o Facebook, tem políticas que devem ser seguidas.

Quando ele entende que você não está cumprindo as regras ele pode simplesmente excluir sua conta. Ou decidir acabar com tudo, mesmo que as chances sejam pequenas.

 Já com sua própria lista a situação é diferente

Uma vez que você consegue ter esse ativo, ele é seu e ninguém pode tirá-lo de você. A menos que seus inscritos não queiram estar lá.

Veja algumas estatísticas sobre e-mail marketing deste infográfico que vão te convencer:

  • Uma estimativa feita em 2016 dizia que o número de contas de e-mails chagaria a 4,3 bilhões.
  • 72% preferem que empresas e marcas se comuniquem através do e-mail.
  • Uma mensagem tende a ser vista 5x mais por e-mail do que por redes sociais.
  • Consumidores que recebem ofertas por e-mail tendem comprar 138% a mais do que outros consumidores.
  • 44% dos e-mails realizam pelo menos uma compra baseada em uma mensagem promocional.
  • 23% dos leitores que abrem um e-mail no celular abrem novamente.
  • 95% das empresas que usam automatização do marketing tem vantagens sobre o e-mail marketing
  • 92% das pessoas que acessam a internet possuem uma conta de e-mail, segundo Pew Research.

Agora, você já deve saber disso, mas vale a pena repetir.

Em hipótese alguma você deve comprar uma lista de e-mails. Existe um mercado clandestino que vende milhares de contatos por um preço baixo.

Essa estratégia não é eficiente, já que nenhuma daquelas pessoas não te conhecem, não te adicionaram como contato. Então quando você manda, vai direto para o spam. Essas pessoas poderão te denunciar e seu servidor de e-mails vai ficar com uma má reputação.

Uma vez que um possível cliente deu o e-mail dele para receber atualizações ou ser informado sobre um produto, compartilhar essa informação é violar o sigilo e a confiança dessa pessoa.

Por que seus leitores devem se inscrever na sua lista?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer quando for entregar um conteúdo gratuito no seu blog. Dê a eles algo para se inscreverem. Descubra que tipo de conteúdo seus leitores mais gostam.

20 maneiras de como construir sua lista de forma inteligente e rapidamente

#1: Faça uma Poderosa chamada para a ação

Palavras de poder são muito efetivas e necessárias quando queremos fazer a famosa, chamada para a ação. Uma poderosa ferramenta que não deve ser subestimada. Por exemplo, uma palavra bastante usada para blogs e conteúdo online é GRÁTIS.

Quem não quer receber de graça algo. Para alguns como diz o ditado popular “de graça, até injeção na testa”!

Você basicamente vende para seus leitores um motivo para se inscreverem, lerem seu conteúdo e comprarem de você. Pode ser um pop-up de entrada pedindo para o leitor se cadastrar na lista ou um pop up de saída oferecendo uma recompensa.

Há quem considera jogar um pop up de inscrição na cara do visitante quando ele entra no seu site, uma coisa não tão agradável, invasiva. Mas essa é uma maneira que converte bem para quem acessa o seu blog.

Exemplos de palavras de poder que mais ajudam: Torne-se, Comece, Grátis, Melhor, Agora.

No call to action deve transmitir senso de urgência, muito usado para mostrar que seu leitor vai perder algo bom se ele não se inscrever.

Eu falei neste artigo aqui como os títulos são importantes e com exemplos de palavras de poder que você pode usar.

#2. Use suas Landing Pages para entregar conteúdo gratuito

Uma das estratégias essenciais que você deve fazer quando se tem iscas digitais, com o objetivo de capturar mais e-mails, é criar landing pages exclusivas para estas iscas.

As landing pages ou página de conversão é basicamente uma página a parte que tem uma oferta para quem visita seu site, e só tem um único objetivo: convencer esse visitante a aceitar o conteúdo o que está nela.

Usar landing pages é essencial para construir sua lista de e-mails porque essa ferramenta, pode até ser simples, mas é muito poderosa para capturar e-mail.

Vou falar mais sobre as iscas digitais agora.

#3. Oferecendo Iscas Digitais: Conteúdo gratuito agrega valor

A melhor forma de capturar mais leads é através da criação de uma isca digital.

Você com certeza já deve ter visto em algum blog um banner ou um pop-up oferendo um eBook gratuito e imperdível para você.

Basicamente você precisa criar um motivo para as pessoas cederem seus e-mails. Você deve oferecer algo em troca. Essa é a famosa isca digital e pode fazer de várias maneiras:

Um eBook: Os eBooks são as estratégias de iscas digitais mais comuns e muito bem aceito por vários públicos. A grande sacada está no tipo de eBook que você fornece, quais benefícios ele está trazendo e principalmente deve um título chamativo.

Um infográfico: Você pode criar uma Landing Page para capturar os e-mails dos seus visitantes que querem ter seu infográfico postado em alta resolução, por exemplo.

Vídeo aula: Uma outra opção para gerar mais leads é oferecer vídeo aula grátis de um produto que está vendendo. Ou de um minicurso gratuito em vídeo, com as informações essências sobre algum assunto que as pessoas costumam ter mais dúvidas no seu nicho 

Um Template: Os templates também são ótimos para capturar mais e-mails. Você pode fazer templates prontos para fazer eBooks ou criar templates com frases, modelos explicativos para postagens nas redes sociais.

Uma lista de livros: Se você já leu ou recebe indicações de vários livros, pode fazer uma lista com vários títulos relacionados ao seu segmento e elaborar resumos desses livros. Ou pode gravar vídeos que expliquem sobre eles. É uma alternativa bem criativa.

Um PodCast: Os PodCasts não são os mais populares, mas há um bom público que prefere aulas em áudio. Uma outra forma é você pegar os seus vídeos do YouTube que você fala sobre um determinado produto, assunto, comenta algum livro e separar o áudio e postar em plataformas como o SoundCloud, por exemplo.

Com sua recompensa digital e sua página de captura prontas, basta divulgar para sua audiência em suas mídias sociais e em seu blog, que logo construirá a sua lista de e-mails.

#4: A eterna Prova Social

Uma das melhores maneiras e a mais eficaz de convencer alguém a fazer algo é dar a prova social.

Vamos pegar o exemplo desse box de captura na página inicial do Viver de Blog.

Podemos ver as provas sociais muito claras, também palavras de poder e gatilhos mentais.

  • Se juntar a 150.000 leitores: O que não é pouca gente. Você pensa, se tem tantas pessoas assim é porque este site realmente é bom.
  • Leitores inteligentes: Se você for inteligente, você vai se inscrever no blog assim como os outros.
  • Grátis: Palavra de poder muito usada e que traz um benefício muito grande. Afinal, você não vai pagar para receber, é grátis.

Neste artigo da Buffer Ed Hallen fala que há 5 tipos de provas sociais que você pode oferecer para seu leitor.

Opinião do Expert: Quando alguém de autoridade no seu segmento diz algo incrível sobre você. E isso funciona porque as pessoas valorizam a opinião de quem entende do assunto.

Das celebridades: O ser humano de uma maneira geral quer ser aceito em um grupo, marcar sua posição na sociedade. E o sentimento de atração e aceitação que as celebridades trazem essa mesma atração a um produto ou marca.

Do seu leitor: Os leitores tendem a ter empatia por quem estão acompanhando. Seus leitores podem ser as testemunhas do seu conteúdo, seu empenho e gerar uma ação naquele leitor novo que entrou no seu blog de alguma maneira. Não é difícil ver estudos de caso de como o conteúdo te ajudou a conquistar algo maravilhoso!

Todas os seus inscritos: Se centenas de pessoas já estão inscritos na sua lista e você mostra isso, também uma prova social. E se essas centenas de pessoas já confiam em você e no seu conteúdo incrível, por que um leitor novo não confiaria? O que esse leitor novo estaria perdendo e que não está inscrito na sua lista?

Seus próprios amigos: A recomendação “boca a boca”. Quando você pede a um amigo te recomendar um livro que te ajude a resolver um problema, mesmo que você já tenha pesquisado um, confia na opinião dele e compra exatamente aquele livro que você tinha pesquisado. Aqui não é diferente.

 

#5: Quanto mais conteúdo você der, melhor

Uma boa estratégia para experimentar é colocar um conteúdo gratuito em cada postagem no seu blog. Você pode colocar um eBook relacionado ao artigo ou colocar uma imagem que redireciona para a landing page onde você tem um eBook pronto como isca no seu site.

Brian Dean da Backlinko viu um aumento de 785% na lista de inscritos usando conteúdos complementares.

Claro, você sempre terá postagens que são mais populares do que outras, mas cada conteúdo gratuito pode te gerar muitos inscritos quando você realmente dá algo interessante.

Quando você aprimora o seu conteúdo mais visitado, colocando conteúdo gratuito único, você tem inscrições toda semana com ele.

 

#6: Dê algo único e diferente para seus leitores

Além dos conteúdos mais utilizados nas recompensas digitais, você pode oferecer algo que não é tão comum nos sites ou blogs, como os Kits. Esse é um kit de conteúdo oferecido pela Rock Content.

Quanto mais conteúdo você der em troca de um único e-mail, maiores serão as suas conversões. As pessoas gostam de “levar mais por menos”. Você já deve ter comprado alguma vez aquela promoção no mercado onde você ganhava um brinde e ainda levava mais produtos.

Quanto maior o pacote de benefícios, mais pessoas irão se inscrever. É uma tática que faz incrível e que faz total sentido.

#7: Faça Webnários para interagir e conseguir mais inscritos

Os Webinários são muito usados por empreendedores digitais e claro, por outros profissionais que usam essa estratégia para ter mais inscritos, conhecer melhor o seu público alvo e realizar lançamentos de produtos.

O grande benefício dos webinars é poder conhecer melhor o seu público. Saber quem já te acompanha, quem é novo e principalmente pode fazer perguntas, como por exemplo, qual é o maior problema que eles estão enfrentando sobre determinado assunto.

Com essas informações, usá-las para fazer postagens no seu blog, vídeos ou recomendar um produto.

Se você ainda não usa, veja uns exemplos. A galera do Buzzsumo tem obtidos taxas de conversão acima dos 20% em seus webinars.

Webinars resultados digitais

A Resultados Digitais conseguiu uma taxa de conversão entre 50 – 70% em inscritos usando a estratégia de webinars.

#8: Experimente enviar Cursos em vídeo por E-mail

Explorar essa opção pode se mostrar muito eficaz independente do tempo que passe. Esse tipo de conteúdo traz um conteúdo exclusivo para quem assina, que não está disponível em nenhum outro lugar e você tem a facilidade de enviar um curso por vez por e-mail.

Ele não pode ser muito longo, no máximo em 5 e-mails, para não ficar cansativo. Você não quer que se seu leitor se canse de você logo no começo!

Encontre uma necessidade, mesmo que já tenha sido falada um bilhão de vezes, e criar uma ferramenta ou modelo realmente incrível e complementá-lo com conselhos úteis sobre como usá-lo para superar esses desafios. Essa é uma configuração perfeita para um curso.   

#09: Realize sorteios!

Quem não gosta de participar de um sorteio? Afinal você participa para ganhar algo. Dependendo do seu tipo de blog e segmento, se for ajudar na sua estratégia, realizar um sorteio pode alavancar a sua lista de inscritos em poucos dias.

 #10: Faça Guest Posts

A prática de Guest Post é muito comum para conseguir mais tráfego para seu blog e ter mais sites aopotando para a seu para ajudar a construir autoridade, link building.

Você pode criar um artigo específico para um blog, pesquisando antes os conteúdos mais populares dele e tendo isso como base para que seu post seja bem aceito.

Uma dica é criar uma página com algum template, eBook ou bônus que direcione para o seu site relacionado ao assunto para complementar aquele post que você fez.  Além de ter artigo seu em outro blog, você ainda pode ganhar mais inscritos.

#11: Otimize seus conteúdos antigos com uma Hub Page

Uma outra coisa que sempre vai acontecer é que conforme você postar novos conteúdos suas postagens antigas vão ficando um pouco esquecidos, se não forem otimizados.

A Moz criou páginas com temas específicos para otimizar esses conteúdos e com uma captura de e-mails.  Você gera mais acessos por meio dos motores de buscas e ganha mais inscritos.

Para criar a sua HubPage é só acessar o site, se cadastrar e seguir os passos.

#12: Peça para se inscreverem através das redes sociais

Se você é criador de conteúdo e não pede para que seus leitores tomem uma ação final, boa sorte para você. Além de soar fácil, é.

Da mesma maneira que você pede para seu leitor compartilhar e comentar, use suas redes sociais para pedir para se inscreverem na sua lista. Se você já tem um audiência nas suas redes sociais, será mais fácil conseguir inscritos.

É sempre necessário fazer testes, mas é uma estratégia que pode ser efetiva mesmo se você receber poucos inscritos vindo dos seus seguidores.

#13: Coloque um Box de Captura na Home

Para quem utiliza o tema Épico no seu site, é possível colocar uma página de captura na página inicial ou no featured box, como é chamado pelo Derek Halpern do Social Triggers.

Não é todo site que você tem essa possibilidade, mas nada que um novo design não resolva. É interessante essa maneira de capturar emails, pois logo quando leitor entra no seu site, ele se depara com eBook gratuito ou com o número de inscritos do seu site.

#14: Box de captura na Side bar

Um outro local para colocar um box de captura é na side bar, na lateral do seu blog. Você pode colocar esse box para aparecer como aqui do blog e quando você rola a página o box vai junto. Uma outra opção é colocar um box de captura flutuante.

É importante conseguir destaca-la dos demais conteúdo do seu site ou blog. A opção desse box ficar na Home do seu site ou blog também vai depender do tema dele.

#15: Ao Final de cada artigo

Colocar um box de captura de e-mail no final dos seus artigos, é uma ótima estratégia. Se seu leitor lê o seu conteúdo até o final é um ótimo sinal!

E colocar um box ao final dele facilita para esse leitor incrível se inscrever para receber as atualizações. Além de produzir um conteúdo de qualidade com bônus extras nos seus artigos, é uma maneira que converte muito bem.

 #16: No footer, final do site

Assim como aquele leitor que chegou até seu site e leu até  final do seu artigo, quem vai até final do seu site, na footer é porque realmente ficou interessado no que está vendo.

O design do site que estou usando, na home a página não é tão longa e na footer, é possível ver os links das redes sociais e posts recentes.

Então, você pode colocar um link ou um ícone e redirecionar para uma página de captura de e-mails.

#17: Página sobre

A página sobre recebe muitas visitas e isso é muito comum.

Para aquele leitor que ainda não te conhece nem ao seu site, ele vai até a página para saber mais informações sobre sua história e como pode ajudá-lo.

Então, o ideal é que além de contar mais sobre você, tenha um box de captura, pois aquele visitante pode naquela página se convencer do seu propósito.

#18: Barra no topo do site

Você também pode capturar mais emails utilizando uma barra no topo do seu site. E para isso existem ferramentas que podem ajudar. Esse é do blog HC Investimentos, do Henrique Carvalho.

A Hello Bar é uma ferramenta que possui uma versão gratuita, é muito conhecida e utilizada para capturar e-mails e fazer outros call to actions que você queira. É bem fácil de configurar. A Welcome Bar também é uma outra ferramenta similar a essa.

#19: Para seu visitante não sair de mãos vazias: Pop-up Saída

Há quem goste e há odeie o uso de pop-up. Você não pode ignorar o uso deles, como citei antes, eles são muito efetivos e aumentam muito a taxa de inscritos na sua lista. Esse pop-up é da Neil Patel.

Além de você utilizar plug-ins que te ajudam a mostrar os pop-up para seus visitantes, é importante segmentar e configurar para que eles apareçam somente para quem entra pela primeira vez no seu site.

O popup Ally é um plugin gratuito e que faz essa função. Outro plug-in muito utilizado é o popup Domination, esse é pago.

 

 #20: No meio dos seus artigos mais lidos

Uma outra maneira muito importante de crescer sua lista é colocar um box de captura no meio dos seus artigos mais visitados.

Escolha 5 artigos com mais visitas e selecione eles do Google Analytics.  Você irá fazer uma pausa na leitura do conteúdo e colocar o box de captura. Pode colocar a mensagem

“Está gostando do artigo? Cadastre seu e-mail no campo abaixo para receber novas atualizações do blog gratuitamente”.

A melhor Ferramenta para quem está começando a criar uma Lista

Para poder ter uma lista de e-mail você precisa de uma ferramenta de automação. Através dela você poderá enviar e-mails automaticamente e também criar listas segmentadas.

Se você está começando a construir a sua lista o MailChimp é a ferramenta ideal para você.

Quando se está começando na internet é difícil investir dinheiro em ferramentas. Por isso as que são gratuitas se tornam muito interessantes.

Para construir uma lista de e-mails, sem precisar investir, o Mailchimp se torna muito eficiente. Para listas com até 2 mil contatos e envio de 12 mil e-mails mensais, é gratuito, ou seja, é ideal para quem está começado e não tem muitos e-mails cadastrados.

É importante testar a combinação certa

Pode levar um tempo de curto a longo prazo para construir sua lista. Se algo não está certo, teste alterar algo e monitore para ver as diferenças, como:

  • O Título do seu e-mail
  • O título do seu formulário de inscrição
  • Mudar o texto em bullet points
  • Mudar o texto do seu botão “inscrever”.

Isso pode levar um tempo extra. Mas uma vez que fizer ganhará confiança para saber o que mudar e o que já está dando certo.

Recapitulando:

Construir e crescer uma lista de e-mails é uma muito simples. Você viu 20 maneiras fáceis de como conseguir o contato dos seus visitantes e possíveis clientes através de uma página de captura ou de formulários no seu site.

Há grandes oportunidades de venda e crescimento do seu negócio através destas listas.

Elas são suas e ninguém pode tirá-las de você. Com a sua lista de inscritos, você não depende só das redes sociais para ter vendas, cria um relacionamento com sua audiência e conhece melhor o seu público através do e-mail marketing.

Alguns números incríveis nos mostraram que o e-mail marketing continua sendo um ativo importante para empresas.

Para começar a criar sua lista de e-mail, uma ferramenta gratuita e fácil de usar é o MailChimp, uma das melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado para criar lista de e-mails. Se não estiver conseguindo inscritos, experimente mudar algo e teste as combinações certas.

Não podia deixar de “fazer um jabá” e dizer para você se cadastrar para ficar atualizado para mais conteúdos como esse.

Você já colocou em prática essas maneiras para conseguir inscritos? Conte aqui nos comentários.

 

 

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