Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/melho421/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3091
10 Dicas Práticas De Como Aumentar A Taxa De Conversão Do Seu Site Em Um Dia

Aumentar a taxa de conversão do seu site ou blog muitas vezes pode não ser uma tarefa fácil quando se tem apenas 8 segundos para chamar a atenção do seu leitor com um título e landing pages.

E depois de 8 segundos, a grande maioria dos seus visitantes vai embora.

Você pode pensar que a sua estratégia em Marketing Digital não está dando resultados. E então você pensa, o que tem de errado?

Os relatórios das visitas, dos seus gastos com o Adwords, você até deu um upgrade no seu site. E não para por aí, você investe em marketing de conteúdo e nas suas redes sociais.

Só que na prática você não está convertendo seus clientes como deveria.

E diversas estatísticas podem provar isso, como você pode ver abaixo.

  • Cerca de 96% dos visitantes que entram no seu site não estão prontos para comprar. (HubsPot)
  • Quanto mais landing pages você tiver maiores são as chances de você conseguir leads (HubsPot)  Vídeos de produtos podem aumentar as compras do produto em 144%. (InternetRetalier)
  • Com 1 segundo de atraso na velocidade do seu site (3 segundos de espera) pode resultar em uma redução de 7% nas conversões. (KissMetrics)
  • Os Testes A/B está se popularizando como o método preferido das empresas e que traz mais conversões através deles. (Econsultancy)
  • Testes de usabilidade têm mostrado que 30% dos usuários estão dispostos a esperar, entre 6 e 10 segundos antes de abandonar um site

E então eu te pergunto: Qual sua taxa de conversão hoje? Qual seu objetivo de vendas?

Fazer uma boa conversão gastando pouco com anúncios e fará as suas vendas alavancarem. E esse deve ser o seu objetivo.

Por esse motivo, separei 10 dicas para você acompanhar e verificar se suas conversões estão dando certo.

Continue lendo este artigo para saber todas as dicas que poderão aumentar as suas conversões em 50% e em um dia.

  1. Configure o rastreamento de suas campanhas
  2. Conheça a sua audiência
  3. É importante ter uma oferta de valor
  4. Landing Pages: Direcione sue tráfego pago direto para elas
  5. Promova suas ofertas com um call-to-action eficiente
  6. Quebre as objeções dos seus visitantes
  7. Cuidado com a velocidade de carregamento do seu site
  8. #Bônus: Uma maneira de otimizar imagens com Photoshop que você não sabia
  9. Ofereça uma única opção para o seu visitante
  10. Crie o desejo de compra para o seu possível comprador
  11. Configure pop-ups de entrada para o seu visitante. Saiba Porque
  12. #Bônus: Leads qualificados geram maior taxa de conversão

 

Não é raro a conversão do site ser negligenciada por pequenas e médias empresas. Campanhas em Google Adwords se não forem bem executadas, será um desperdício de dinheiro.

Sobre esse primeiro aspecto para aumentar a taxa de conversão, vamos então a dica número 1.

Se você quer construir uma presença na web que sobreviva e prospere, a usabilidade é, então, o elemento fundamental para isto.

#1: Configure o rastreamento de suas campanhas

A primeira coisa que se deve fazer é rastrear as suas campanhas do Google AdWords, uma das plataformas mais rastreáveis. O próprio site do Google te mostra como você pode fazer.

Não só no Brasil, já que ao longo dos anos de acordo com o Adwords aqueles que fielmente acreditam nas conversões, cerca de 57,7% incluem um certo nível de rastreamento para gerenciar as suas conversões.

Mas, se apenas 57,7% das contas tiverem rastreamento, isso quer dizer que 42,3% dos que gerenciam suas contas não têm absolutamente a menor ideia se suas campanhas estão funcionando ou não.

E isso é tão importante, que de acordo com esse relatório do Estado de Inbound da Hubspot de 2014, 97% das campanhas de marketing inbound sem rastreameto de conversão, falham.

Em outras palavras, 29% das contas do Google AdWords acompanham na teoria as conversões, mas sua configuração de rastreamento é tão pobre que eles na verdade podem não estar acompanhando nada.

Para que no fim, você não pense que o marketing digital não dá resultados…

#2: Conheça a sua audiência

A função do seu site é gerar trafego qualificado, tanto orgânico quanto pelo pago, para no fim, obter conversões através dos seus leads.

Conhecer o seu público alvo, é fundamental para uma boa estratégia em Marketing Digital que funcione de fato.

O seu público alvo é um objetivo que você traça. Qual a faixa etária das pessoas que quer atrair, escolaridade, homens ou mulheres, em que área trabalham, qual o salário.

As ferramentas gratuitas como Google Adwords, Google Analytics, te ajudam a entender quem é esse público, seus leitores e assim traçar um plano melhor de ação.

Já quando se trata de persona, você cria um perfil baseado em seu cliente ideal para ajudar seu negócio a entender quem é o cliente e do que ele precisa. É uma forma de otimizar, segmentar e definir quem é seu público-alvo,

#3: É importante ter uma oferta de valor

Uma outra maneira de começar é aumentar o poder persuasivo do site. Como usar títulos, conteúdos, imagens e vídeos para convencer o usuário que a sua empresa, seu site ou produto é a melhor solução para ele.

Depois de mapear as diferentes conversões do seu site, para cada uma é importante criar ofertas atrativas, objetivas e que tragam benefícios para o potencial cliente.

Para gerar Leads para a criação e crescimento da sua lista de emails, a melhor forma é oferecer materiais gratuitos que irão ajudar seus visitantes de alguma forma como eBooks, webinários, e entre outros.

Esses materiais gratuitos, ferramentas que podem ser criadas para solucionar problemas específicos, faz com que esses visitantes conheçam mais sobre seu produto ou empresa.

E esses materiais gratuitos são uma ótima maneira desses visitantes vir a ser um potencial comprador seu negócio.

#4: Landing Pages: Direcione o tráfego pago direto para elas

As Landing Pages ou páginas de Conversão, são páginas criadas com o objetivo de levar o seu novo visitante e possível comprador para realizar uma ação desejada.

A qualidade da Landing Page é um dos principais fatores que irão influenciar na sua taxa de conversão.   

Um erro muito comum que as pessoas fazem quando investem em links patrocinados é direcionar esse tráfego para a home do site.

Basicamente a Home, é a porta de entrada para todas as outras áreas do site, ela também tem que prender a atenção do seu visitante, que vão desde a página sobre, blog, cursos, ferramentas e por aí vai.

E por ter muitas informações a home não funciona para converter um visitante em Lead ou cliente.

O ideal é que o que quer que promova, o seu novo visitante deve ser direcionado para uma Landing Page, ela é o caminho mais curto, já deve ter todas as informações necessárias ali.

Lembre-se que para uma estratégia eficiente o que seu possível comprador procura deve estar até 3 cliques dele. Senão tiver, ele vai embora.

Portanto, faça com que os anúncios apontem direto para as Landing Pages. É importante que seus eBooks e produtos tenham uma.

Você pode ver um exemplo de Landing Page no blog do meu eBook sobre 10 Passos Essenciais Para Criar Um Negócios Online do Zero. Nele você irá aprender de maneira prática os passos essenciais para começar seus negócios digitais do zero!

Veja aqui algumas modificações que você pode fazer para testar a conversão delas:

  • Título: faça títulos diferentes e veja qual converte mais.
  • Imagens: use cores diferentes, homens ou mulheres, pessoas, produtos, ícones, vetores, etc.
  • Vídeos: os vídeos chamam muito a atenção. Faça testes entre vídeos de curta duração e longa duração
  • Texto: poucas palavras já são suficientes. Você pode testar diferentes tamanhos e analise os resultados.
  • Call-to-Action(CTA): Fazer testes com as chamadas para ações diferentes. Por exemplo, mudar a ação para o botão em “Quero baixar AGORA”, ao invés de apenas “baixar”.

#Dica Bônus: Use O Plug-in da MailMunch

Essa Landing Page foi criada com o plug-in gratuito da MailMunch. Ele oferece 2 modelos de Landing Pages grátis você consegue de maneira fácil editar, criar quantas páginas você quiser e ainda integrar de forma fácil com o seu serviço de email marketing, como o MailChimp, Aweber.

Além de 2 modelos gratuitos de formulário de captura com várias opções para colocar em seu site. Na versão paga você consegue ainda fazer Testes A/B de forma fácil, diversos temas a disposição, autoresponder e análise de emails.

#5. Promova suas ofertas com um Call-to-Action eficiente

As call to actions ou chamadas para ação, são fundamentais para a sua oferta final. Você pode aproveitar diferentes artigos e partes do seu site para gerar a Call-to-Action e, consequentemente, tráfego para suas Landing Pages.

Como os banners no seu site por exemplo, na barra lateral ou parte final dos posts do blog costumam funcionar muito bem.

Neste artigo sobre como construir lista eu mostro os locais que você deve ter um banner de captura de emails.

Uma call-to-action eficiente e de qualidade pode quebrar as objeções na hora da conversão.

Vou falar um pouco mais sobre remover as objeções na próxima dica…

#6: Quebre as objeções dos seus visitantes

Quais são as objeções do seu público-alvo? Quais as objeções dos seus clientes em relação aos seus produtos? Eles dizem que são caros e não conseguem enxergam valor nele para comprar aquele produto?

Nada como fazer uma pesquisa com seus leitores e possíveis clientes para entender quais são essas objeções e poder com estas respostas, oferecer o melhor.

E para isso, você precisa criar elementos persuasivos, o que pode ser chamado de “argumentos de autoridade”. Por exemplo, imagine você ter um depoimento de uma autoridade do seu segmento, dando um testemunho positivo do seu produto.

Isso ajudaria seu produto ou não? Claro que sim.

Algumas objeções podem ser simples de solucionar e podem ajudar muito a gerar mais conversões.  Como simplesmente melhorar o design do seu site se ele estiver confuso.

Como citei no começo do artigo, para saber realmente como resolver estes problemas, você precisa fazer testes A/B.

Portanto, você nunca vai conseguir melhorar a sua conversão sem antes tratar as objeções dos seus clientes.

#7: Cuidado com a velocidade de carregamento do seu site

Se com 1 segundo de atraso na velocidade de carregamento do seu site reduz a sua conversão em 7%, com mais de 3 segundos de atraso 40% das pessoas já se frustraram e saiu do seu site.

Os usuários de internet móvel são ainda mais impacientes e, muitos deles, são limitados pela conectividade de rede lenta.

E, quando isso acontece, afeta negativamente a sua taxa de conversão. A velocidade carregamento é importante tanto para a experiência do usuário, quanto para o SEO.

Uma das principais causas de lentidão em um site, vem do tamanho das imagens que você tem nele.

Uma imagem por exemplo de 800k quando otimizada sem perder a qualidade, você reduzir pela metade o tamanho dela.

#Dica Bônus: Uma maneira de otimizar imagens que você não sabia

Agora, vou te mostrar um truque muitos não sabem e não fazem para salvar as suas fotos para a web, com o Photoshop.

Essa dica muito simples, reduz o tamanho de imagens pesadas e sem perder a qualidade.   Usando esta imagem acima como exemplo, ela tem 1280 x 730 e o tamanho original de 3,31M.

O truque é usado somente com Photoshop e está na maneira como você salva a imagem.

Quando você clica para salvar uma imagem, é normal clicar em “Save As” ou salvar como e salvar no seu arquivo.

Mas aqui é diferente. Para salvar as suas fotos com qualidade e com tamanho menor, o segredo está em outro atalho.

Você irá clicar em Export e em seguida Save For Web (legacy). Dependendo da versão do seu Photoshop, logo abaixo de Save As, você já encontra essa opção.

E então irá aparecer a página que a mágica acontece.

Veja agora que a imagem antes, tinha 3,31M e agora está com 253,9K! O tamanho dela foi otimizado automaticamente para salvar no seu site. E essa redução é muita coisa!

Repare também que a imagem acima, está com zoom em um ponto dela e você pode ver que a diferença de qualidade para a original, é imperceptível.

Agora na opção Dither, na seta acima, você controla a qualidade da foto. Então quanto maior a qualidade, maior o tamanho da foto. E claro, normalmente queremos que a foto tenha a maior qualidade possível.

É nessa opção que ajustando a imagem entre 70 e 85% dependendo do tamanho da sua foto, você consegue uma imagem leve e de qualidade.

Um outro detalhe, é impotante salvar a foto em PNG-8 o tamanho fica ainda menor do que em JPEG.

E pensar que muitos designers, webdesigners e outros profissionais da área não costumam usar essa simples opção para otimizar suas imagens para web.

Veja ainda outras dicas aqui para aumentar a velocidade do seu site:

  • Invista em uma hospedagem de qualidade: Uma boa hospedagem aumenta a velocidade do seu site e ao mesmo tempo melhora o seu ranking no Google.
  • Habilite GZIP: reduza 50% do tráfego total, comprimindo o conteúdo textual (html, Css, Js) enviado para o cliente. Você pode saber mais informações com seu provedor de hospedagem.
  • Use plug-ins: Use ferramentas que ajudam nisso como o plug-in para WordPress Smush.it.

#08: Ofereça uma única coisa para o seu visitante

Não ofereça muitas opções para o seu visitante logo de cara.

O excesso de opções de produtos, por exemplo, pode causar um cansaço nesse cliente em ter saber qual é o melhor e isso acaba influenciando na taxa de conversão.

A dica é oferecer uma única opção, a mais importante. Agora, e se esta oferta tiver um prazo para acabar?

O uso de gatilhos mentais aqui é um dos mais fortes elementos de persuasão, e um dos mais usados, é o argumento da escassez.

Como quando você entrou numa loja, gostou de um produto e percebeu que estava caro, mas acabou comprando porque era o último!

Isso porque nós não gostamos de perder nossa liberdade de escolha. E quando há um produto com tempo para terminar, você não vai poder voltar depois e tem que decidir mais rápido o valor daquilo para você.

A compra só não ocorrerá se a razão não conseguir nenhum motivo ao menos razoável para isso. Então, dê motivos para a razão comprar.

#09: Crie o desejo de compra no seu visitante

Um elemento de persuasão muito forte que você deve utilizar no site, são números.

Mostre, por exemplo, o índice de satisfação com seus produtos ou serviços. Quantos alunos você já teve, quantos comentários, quantas visitas, quantos compartilhamentos ou novos leads você conseguiu com um artigo.

Os resultados que um cliente teve com o produto ou serviço que comprou de você. Existem várias maneiras de mostrar números no site. Cada negócio tem o seu.

Os números tornam real o que, inicialmente, parecia ser um benefício inalcançável. O Google Analytics é uma ferramenta que dá conta do recado.

#10: Configure um Pop-up de entrada para seu novo visitante

Como mencionei antes, 96% dos seus visitantes que entram no seu site, não estão prontos para comprar. De fato, segundo a pesquisa “somente 0.25% dos seus novos visitantes farão uma compra.”

Somente 0.25% dos seus novos visitantes, farão uma compraClick To Tweet

E então te pergunto, como fazer com que esses visitantes voltem uma segunda vez?

Pop-ups de entrada são uma boa resposta.

Veja como essa estratégia na prática de um pop-up turbinou a captura de emails no site de investimentos do Henrique Carvalho.

Mais importante do que usar um plug-in para isso, é você saber segmentar para quem você deseja mostrar esse pop-up.

Um outro exemplo é o da Nikki McGonigal, uma blogueira que faz artesanatos com food crafts. Ela tinha uma captura de e-mails pela sidebar do blog e uma lista com 643 inscritos.

Então ela testou um formulário de inscrição via pop-up de entrada para seus novos visitantes, e adivinha? Depois de 8 meses, ela já tinha 7.473 assinantes adicionais graças aos pop-ups.

Um aumento de 1,375%!

Então, coloque o pop-up de entrada nas suas estratégias porque estão provados que funciona e aptos para trabalhar para você.

#Bônus: Leads qualificados geram maior taxa de conversão

Por fim, mas não menos imporatnte os leads. Gerar leads é uma das enormes vantagens do Marketing Digital.

Mas, de nada adianta você receber centenas de visitas se todos esses visitantes não forem leads qualificados.

Qualificar a sua lista de e-mails é uma maneira eficiente de lidar com inúmeros Leads, pois você consegue evitar também perder tempo com Leads com baixo potencial de compra.

Para atrair um público qualificado, o conteúdo do seu site ou blog precisa ser segmentado para atingir esse público-alvo.

Você pode começar segmentando a sua lista em 3 categorias:

  • Leads com intenção de compra clara
  • Leads que ainda não estão prontos para comprar;
  • Leads que só estão interessadas no seu conteúdo

O importante é investir mais tempo naqueles com maior probabilidade de comprar.

Conclusão

Se você chegou até aqui, já é um grande sinal de que essas dicas irão te ajudar a aumentar sua conversão ao menos em 50%.

Neste artigo quis mostrar 10 dicas brilhantes e práticas de como aumentar a taxa de conversão do seu site.

  1. Configure o rastreamento de suas campanhas
  2. Conheça a sua audiência
  3. É importante ter uma oferta de valor
  4. Landing Pages: Direcione sue tráfego pago direto para elas
  5. Promova suas ofertas com um call-to-action eficiente
  6. Quebre as objeções dos seus visitantes
  7. Cuidado com a velocidade de carregamento do seu site
  8. #Bônus: Uma maneira de otimizar imagens com Photoshop que você não sabia
  9. Ofereça uma única opção para o seu visitante
  10. Crie o desejo de compra para o seu possível comprador
  11. Configure pop-ups de entrada para o seu visitante. Saiba Porque
  12. #Bônus: Leads qualificados geram maior taxa de conversão

E se você conhece outras formas de fazer isso, além dessas dicas deixe aqui nos comentários!

O seu comentário é muito bem-vindo e importante para mim!

 

10 Dicas Práticas De Como Aumentar A Taxa De Conversão Do Seu Site Em Um Dia